Crea-PE

A importância da manutenção predial é tema do Crea Convida desta terça-feira

O encontro está marcado para as 19h e será transmitido no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE.

A segurança dos moradores e transeuntes que, inevitavelmente, passam próximo às edificações residenciais e comerciais, sobretudo, daqueles que são “protegidos” por marquises será o ponto de partida da discussão do Crea Convida desta terça-feira (27). O tema desta edição é Inspeções prediais: por que fazê-las com Regularidade? O assunto será discutido pelos engenheiros civis Eduardo Lira e Cristiane Guerra de Holanda.

De acordo com Eduardo Lira, que é especialista em Engenharia Diagnóstica, o tema será abordado num momento oportuno, já que recentemente foi registrada no Recife a queda de uma marquise que causou a morte de uma pessoa. “A marquise por ter uma estrutura segura apenas por um lado muitas vezes é consertada por leigos que não têm como avaliar se, por exemplo, a quantidade de cimento usada para o conserto não representará uma sobrecarga numa estrutura já comprometida causando um colapso”, explica

O engenheiro defende que só um profissional da Engenharia, legalmente registrado no Crea-PE e tendo feito a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra, preenche os requisitos necessários para executar o serviço.  Lira lembra que já existe a Lei nº 13.032, de 2006, que sofreu alterações em dispositivos legais divulgados nos anos de 2007 e 2008. “Temos tudo encaminhado, só não conseguimos a regulamentação da lei que também deverá passar por pequenas adequações para seja cumprida também pelos municípios pernambucanos”, observa.

Em seguida o assunto será tratado pela ótica da também engenheira civil Cristiane Guerra de Holanda, no que se refere às instalações elétricas de uma obra ou edificação. A palestrante também vai detalhar as diferenças técnicas dos tipos de inspeções.

“Os materiais de uma construção têm um tempo de vida útil e necessitam de manutenções preventivas e corretivas regulares. A partir desse trabalho, é possível definir as intervenções necessárias, para evitar possíveis acidentes”, explica a engenheira.

O encontro está marcado para as 19h e será transmitido no canal do Conselho no YouTube, a TV Crea-PE. Se quiser ver a live após o horário de exibição, o vídero estará disponível no link.

Pular para o conteúdo