Crea-PE

ABCP: 75 desenvolvendo o mercado da construção civil

Por Renato Giusti

O Brasil vem passando por grandes transformações nas últimas duas décadas. Com a estabilidade econômica e política, o País recuperou a credibilidade internacional, conquistou o título de grau de investimento pelas agências de avaliação, botou de pé um plano de crescimento de longo prazo, e cada vez mais tem recebido investimentos estrangeiros. Além disso, vai sediar grandes eventos que não só aumentam a exposição do Brasil, e abrem novas oportunidades de investimento, principalmente em infraestrutura.

Com o novo status conquistado, o país transformou-se em um canteiro de obras: estradas, aeroportos, complexos esportivos, centros comerciais, hospitais, escolas, obras de saneamento, ruas, praças, centros de lazer e a sonhada casa própria para milhares de famílias brasileiras.

Nesse contexto, a indústria brasileira do cimento tem importante papel a desempenhar, no sentido de oferecer suporte necessário para a melhoria da habitação e da infraestrutura e, consequentemente, para o crescimento sustentável do País.  Em um país tradicionalmente construído em concreto, a indústria fez expressivos investimentos, como amplamente divulgado, se preparando para atender às novas demandas.

Mas o aumento da capacidade de produção não é a única prioridade do setor. A indústria brasileira de cimento é reconhecida internacionalmente por seu excelente desempenho energético e ambiental e pela reduzida emissão de gases de efeito estufa. Essa posição é fruto de um grande esforço das empresas que realizam, há anos, ações para reduzir emissões, contribuindo no combate às mudanças climáticas, levando a nossa indústria a ser reconhecida mundialmente como a mais ecoeficiente.Somente em 2010, a indústria brasileira de cimento, com apoio técnico da Associação Brasileira e Cimento Portland (ABCP), destruiu em seus fornos cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos, por meio da tecnologia de coprocessamento. Desse total, mais de 50% dos resíduos tinham poder calorífico e foram aproveitados como combustível, além de preservarem as reservas de combustíveis fósseis.

 

Outra atividade do setor é investir em novos processos construtivos à base de cimento, sistemas industrializados capazes de aumentar a eficiência, a rapidez nas construções, a redução de custos e, sobretudo, a sustentabilidade das edificações. Um exemplo foi o sistema industrializado adotado em São Luiz do Paraitinga, cidade histórica a 178 km de São Paulo que foi atingida por uma forte enchente em 2010. Lá adotou-se o sistema parede de concreto monolíticas – formas de PVC de encaixe simples com função de acabamento e que são preenchidas com concreto e aço estrutural. Essa solução permitiu a entrega das casas em menos de seis meses.

 

A transferência da tecnologia dos pavimentos de concreto para importantes obras rodoviárias e urbanas por todo o país, é outra das atividades importantes e permanentes.  E em todas elas a participação da Associação Brasileira de Cimento Portland, que completou 75 anos em 2011, tem sido fundamental.

Desde sua criação, a Associação trabalhou para melhorar a qualidade do cimento, do concreto, dos processos produtivos e construtivos, bem como para transferir constantemente as tecnologias, ampliando assim o conhecimento, por meio de cursos, palestras, eventos, feiras etc. Isto é, capacitar faz parte do DNA da ABCP.

Sempre em parceria com a indústria e instituições diversas, a ABCP mantém um laboratório de ensaios completo e moderno que presta serviços ao setor cimenteiro, à indústria coligada de materiais de construção e aos consumidores. Além disso elabora pesquisas e projetos e mantém uma equipe de profissionais – arquitetos, engenheiros, geólogos e químicos, entre outros – à disposição do mercado para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Por isso somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela excelência de nossos serviços o que nos leva a ganhar prêmios, tornando-nos benchmarking de outros setores.

Não menos importante tem sido, ao longo de décadas, a contribuição da ABCP para a prática da qualidade no que se refere ao emprego do cimento e do concreto e de seus sistemas segundo as normas brasileiras, colaborando com o bem estar da sociedade.

Somos uma entidade de excelência que merece ser conhecida, criada para promover o uso do cimento. Afinal é edificante e prazeroso cuidar com dedicação e rigor do aperfeiçoamento do mercado da construção civil, da melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento do Brasil.

E tudo isso sempre em parceria com toda a cadeia da construção, porque ninguém faz nada sozinho. Por tudo é difícil esconder o orgulho que nos invade e envaidece e essa postura de compromisso com o desenvolvimento do nosso País, o tempo não modificará nos próximos 75 anos que virão.

 *Renato Giusti, engenheiro, é presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content