Crea-PE

Abertura da 69ª Soea reforça a valorização do profissional da área tecnológica

Brasília, 20 de novembro de 2012.

 

Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu
Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu

Ao reunir perto de 1.500 participantes da 69ª edição da Soea, a cerimônia de abertura do evento – realizada nessa terça-feira, 20/11, no Centro de Convenções de Brasília –, reforçou o conceito da valorização do profissional que atua na área tecnológica brasileira e passa pelo fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, uma das representações profissionais mais antigas do país. Em seu discurso, o presidente do Confea, eng. civil José Tadeu da Silva, chamou a atenção para o tema central da Semana. Para ele, o tema “Aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea. Os profissionais como agentes de transformação da sociedade”  permite um olhar crítico sobre os caminhos da engenharia no país, “assim como uma análise sobre o descompasso entre a legislação e o exercício das atividades profissionais que se dinamizam a cada dia”.

 

Participantes prestigiam solenidade
Participantes prestigiam solenidade

Ao destacar que diante do cenário mundial – crises econômicas e guerras – e do Brasil que atrai a atenção do planeta pela estabilidade econômica e política mas carece de mão de obra especializada – o presidente do Confea disse que os profissionais da área tecnológica estão em evidência e precisam estar atentos à legislação que rege suas atividades.

O que pode e deve ser mudado? O que precisa ser mantido? O Brasil perdeu a capacidade de inovar? De gerar riquezas? Como estão os caminhos da engenharia no Brasil? Essas foram algumas das questões apresentadas por ele e que devem ser respondidas até a próxima sexta-feira, 23, quando se encerra a 69ª Soea.

Luiz Ary Romcy, coordenador do Mérito
Luiz Ary Romcy, coordenador do Mérito

Emoção – Dos momentos marcantes da cerimônia, a entrega da Láurea ao Mérito a 25 homenageados escolhidos entre 99 indicações, manteve uma tradição de 54 anos, com o reconhecimento dos que se dedicaram e se destacaram nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Para o coordenador da Comissão do Mérito – responsável pela escolhas – eng. industrial e metalúrgico, Luiz Ary Romcy, as honrarias do Sistema “simbolizam a gratidão aos que fizeram da engenharia sua razão de viver, com paixão e solidariedade”. Ainda durante a cerimônia de abertura, ex-conselheiros e o ex-presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, receberam o Diploma por Serviços Prestados. Confira as homenagens:

 
Láurea ao Mérito

Vivos
– Eng. Eletric. Carlos Eduardo de Souza Braga; Eng. Mec. Celso Martins Cunha Filho; Escola Politécnica de Pernambuco; Eng. Ftal. Fernando Antônio Souza Bemerguy; Eng. Quim. e de Seg. Trab. Jarbas Fernandes Soares; Eng. Telecom. Jorge da Silva Barbosa; Eng. Mec. e de Seg. Trab. José Maria de Sales Andrade Neto; Eng. Eletric. Manoel Arlindo Zaroni Torres; Eng. Civ. e Tec. Miner. Maurício Tadeu Nosé; Tec. Edif. e Eng. Agrim. Reinaldo José Sabadotto; Eng. Aeron. Valmir José de Pontes Silva; Eng. Mec. Wagner Granja Victer e Eng. Mec. Wiliam Alves Barbosa. Falecidos – Eng. Civ. Eliseu Resende; Eng. Civ. Etelvino de Oliveira Freitas; Eng. Guilherme Schuch – Barão de Capanema; Eng. Ftal. Jeanine Maria Felfili Fagg; Eng. Civ. João Francisco Leite Vieira; Eng. Civ. José Lino da Silveira Filho; Eng. Agr. Loreno Covolo; Eng. Agr. Moacir Micheletto; Eng. Minas, Civ. e Metal. Oton Nascimento; Tec. Agrim. Ramis Bucair; Eng. Eletric. e Aeron. Romeu Corsini e Eng. Agr. Silvio Thadeu de Menezes. Serviços Prestados
Arq. Anderson Fioreti de Menezes; eng. mec. Grácio Paulo Pessoa Serra; eng. civ. Idalino Serra Hortêncio; arquitetos e urbanistas José Luiz Mota Menezes e José Roberto Geraldine Júnior; tec. em meteorol. Maria Luiza Poci Pinto; eng. eletric. Martinho Nobre Tomaz de Souza; eng. civ. Pedro Lopes de Queirós; eng. agrônomo Petrúcio Correia Ferro e a arq. Urbanista Vera Therezinha de Almeida de Oliveira Santos.

Inaugurada ExpoSoea
Inaugurada ExpoSoea

Exposoea é aberta aos visitantes

Após a solenidade de abertura da Semana Oficial, foi inaugurada a ExpoSoea que reúne expositores dos Conselhos Regionais, Confea e Mútua até sexta-feira (23).
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content