Crea-PE

Academia Solar promove curso de Projetos de Sistema de Aquecimento Solar

A Academia Solar realiza, durante os dias 09 de abril (das 14h as 22h30) e de 10 a 13 de abril (das 18h30 às 22h30), curso de Projetos de Sistema de Aquecimento Solar, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE), localizado na Rua Marques Amorim, 136, Sala 04, 2º andar, na Boa Vista.

Proferido pelo engenheiro Carlos Felipe da Cunha Faria, o curso tem como público alvo engenheiros, arquitetos, projetistas hidráulicos, construtores, profissionais liberais, estudantes, membros da cadeia produtiva de aquecimento solar, fabricantes, revendedores, integrantes de ONGs, interessados em geral.

De acordo com a programação, o curso fornece uma clara visão da importância do aquecimento solar na matriz energética mundial e brasileira, trabalhando com a construção de uma estratégia solar para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, debate com os alunos os diferentes aspectos que envolvem a aplicação da tecnologia nos diferentes setores da economia.

Quanto à aplicação da energia solar, apresenta uma ampla gama de aplicações disponíveis como centrais termelétricas solares, chaminés solares, sistemas PVT (fotovoltaico térmicos), sistemas fotovoltaicos isolados e conectados a rede, refrigeração solar, secadores solares, fogões solares, sistemas de dessalinização etc. O espectro de aplicações da energia solar é ampliado com indicações de fontes de consulta para aprofundamento do conhecimento.

Para maior compreensão são apresentados casos de sucesso e modelos de negócio inovadores onde se evidenciam a aplicação dos aquecedores solares em diferentes tipologias construtivas: habitações de interesse social, edificações multifamiliares, aplicações comerciais, como hotéis e hospitais, aquecimento solar de piscinas, aplicações industriais para uso sanitário e calor de processo, sistemas de aquecimento distrital com armazenamento sazonal etc. A cada tipologia e caso de sucesso são apontados detalhes que abordam desde conceitos de marketing, projetos institucionais, contratos de performance, detalhes de otimização de projetos dentre outros tópicos.

O investimento é de R$ 400 para associados ao Sinduscon/PE e de R$ 500 para não associados. Para participação de grupos entrar em contato com os organizadores para conhecer condições especiais de preço pelo telefone (31) 3309.0345. As fichas de inscrições podem ser preenchidas no site www.studioequinocio.com.br.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo