Crea-PE

Adriano Lucena defende modernização das engenharias e geociências em evento sobre inovação

Presidente do Crea-PE participou de mesa de abertura do hackaton, evento promovido pelo Governo de Pernambuco

“A engenharia não pode deixar de pensar no futuro. E o futuro já está no passado quando o assunto é inovação”. As palavras, ditas na última segunda-feira (1º) pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, durante a abertura do hackaton (Hack.GOV.PE 2021), dialogam com uma das filosofias adotadas pela nova gestão do Conselho, que pretende investir no debate da modernização para enfrentar os desafios apresentados pelo século XXI no campo das engenharias e geociências.

O assento do presidente do Crea-PE na mesa de abertura atendeu a um convite da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) e da Usina Pernambucana de Inovação, responsáveis pelo hackaton. O evento tem como objetivo promover um ambiente de colaboração entre o Estado de Pernambuco e o ecossistema de inovação, para atender às necessidades de modernização, eficiência e economicidade na prestação de serviços públicos.

“A acessibilidade é um debate muito importante que deve ser feito pela cidade. Nós, do Crea-PE, estamos comprometidos com essa conversa e queremos estimular ideias para que a engenharia esteja alinhada com os desafios que o futuro nos apresenta. E não é possível alcançar este patamar sem inovação. É preciso pensar em novos modelos de utilização dos espaços de convivência, com casas mais racionais, energia limpa e reuso da água. O Governo do Estado está de parabéns por promover um evento como este”, disse Adriano Lucena.

Compuseram também a mesa de abertura do hackaton Alexandre Rabelo (Seplag), Jaime Alheiros (CAU-PE), Dalson Figueiredo (UFPE), Daniel Valença (Ameciclo) e Emanoel Santos (ONSV). Durante o evento, transmitido nos canais do YouTube da Secretaria, foram formadas as equipes inscritas que irão desenvolver aplicativos em ambiente móbile para atender à seguinte questão: “Como o Governo de Pernambuco pode promover o comportamento seguro no trânsito, de forma colaborativa e interativa com a população?”. Para estimular o debate, a abertura do hackaton apresentou pequenas palestras sobre trânsito seguro com a professora Jessica de Lima e o professor Leo Castillo.

Pular para o conteúdo