Crea-PE se junta ao CAU-PE e à OAB-PE para atuar em pautas de interesse comum e propor ações de impacto na sociedade

Encontro, na sede do Crea, reuniu os presidentes das três entidades. Na pauta, temas como regularização fundiária, habitação de interesse social e a nova lei de liberdade econômica

Numa articulação inédita, os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE) se reuniram para discutir uma ação conjunta em torno de pautas de interesse social que dizem respeito à atuação dos três conselhos.

No encontro, temas como regularização fundiária, habitação de interesse social e a nova lei de liberdade econômica. A ideia é usar a força dos três conselhos para atuar junto às prefeituras, na criação de escritórios técnicos e formulação de projetos que atendam, sobretudo, à população de baixa renda.

A reunião, realizada na última quinta-feira (28), na sede do Crea-PE, é o primeiro passo de uma agenda integrada que resultará na realização de seminários e cartilhas que serão feitas em conjunto pelas três entidades. Participaram do encontro Adriano Lucena, presidente do Crea-PE; Rafael Tenório, presidente do CAU-PE: e Bruno Baptista, à frente da OAB-PE.

Adriano Lucena ressaltou a importância desse movimento de aproximação para gerar resultados concretos para a sociedade. “Atuando juntos, vamos ter mais força para contribuir com ações permanentes, discutindo temas relevantes e apresentando proposições. Essa agenda conjunta dialoga com a sociedade, mas também ajudará na geração de emprego e renda para os nossos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

PARCERIA INÉDITA

Rafael Tenório destacou o ineditismo da parceria. “A gente hoje lança as bases para algo que nunca aconteceu formalmente. CAU, OAB e CREA unem forças para atuar em ações que são importantíssimas para o interesse social. A gente agora vai se estruturar para criar comissões mistas que trabalhem com o objetivo único de entregar resultados objetivos para todos”, declarou o presidente do CAU.

À frente da OAB, Bruno Baptista, diz que a interseção da engenharia, da arquitetura e do direito se dá em vários campos. E, a partir de agora, com a articulação conjunta, resultará em ações de impacto para a sociedade. “Foi uma reunião importantíssima, onde três instituições com muita credibilidade em Pernambuco podem procurar os pontos comuns para propor benefícios concretos”.

No encontro, ficou deliberada a criação de comissões técnicas para análise de três temas de interesse da sociedade e atuação direta dos conselhos: Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis), que ficará sob a coordenação do CAU/PE; Lei de Liberdade Econômica, com o CREA/PE; e regularização fundiária com a OAB/PE. Uma nova reunião já ficou agendada para o próximo dia 22.02, às 9h, desta vez na sede do CAU/PE.