Adriano Lucena representa o Crea-PE no Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

Evento está em sua 10ª edição e teve início nesta quarta-feira (3); presidente do Crea-PE defendeu salário mínimo profissional e processo de eleição dos Creas na versão online

Adriano Lucena representa o Crea-PE no 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea

Teve início nesta quarta-feira (3), o 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, onde se realizou a primeira reunião do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN). O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou da abertura, onde fez questão de citar nomes de engenheiros que fizeram história em Pernambuco. O gestor também defendeu o papel da engenharia para a melhoria da vida dos cidadãos, se colocou favorável ao processo de eleição de presidentes dos Creas na versão online e foi enfático na defesa do salário mínimo profissional.

A solenidade contou também com a presença do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, que na ocasião falou do potencial das relações bilaterais entre Brasil e Cabo Verde e a expectativa do estreitamento das relações institucionais com o Conselho Federal.

Durante a abertura do evento, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, ressaltou a importância da atuação conjunta dos países. “O nosso planejamento estratégico tem como um dos objetivos a aproximação com todos os países de língua portuguesa”, disse Joel, que também destacou o posicionamento estratégico de Cabo Verde, sua geografia, porta de entrada no mercado americano.

Antes de encerrar os trabalhos pela manhã, Joel compartilhou com os presidentes as ações do Sistema, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP.

O presidente ainda pontuou as ações parlamentares que resultaram em reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM). “Amanhã o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, virá debater conosco essa resolução.”, anunciou o presidente.