Agente fiscal garante exercício legal da profissão e segurança à sociedade

Profissionais do Crea-PE celebram seu dia nesta quinta-feira, fazendo valer a garantia de bons serviços à população com o monitoramento da atividade dos engenheiros e agrônomos ligados ao Sistema Confea/Crea

O trabalho do agente fiscal garante à sociedade a execução de obras e prestação de serviços técnicos por um profissional habilitado. No Crea-PE, esses profissionais, que celebram seu dia nesta quinta-feira (2), têm a função de garantir o exercício legal da profissão na Engenharia e Agronomia. No dia a dia, solicitar a apresentação da Anotação de Registro Técnico (ART) e projetos de execução, além de verificação das placas que identifiquem os responsáveis técnicos da atividade.

“O fiscal trabalha para fazer valer o exercício ético e legal das profissões ligadas ao Conselho. O nosso objetivo é garantir a presença do profissional habilitado nas obras e serviços de engenharia”, explica o agente fiscal Dênio Marcus Rocha, que trabalha há 30 anos no Crea-PE. Segundo Rocha, além da fiscalização, os agentes também desenvolvem ações preventivas e educativas. “O fiscal é de fundamental importância para a sociedade”, ressalta.

Para Nailson Pacelli, gerente de Fiscalização do Crea-PE, o agente fiscal é o profissional que personaliza o perfil do Conselho junto à sociedade. “Tem o importante papel de fiscalizar os profissionais que estão regulamentados dentro das profissões geridas pelo Conselho”, afirmou.

Nielsen Christianni, superintendente Técnico e de Gestão, destacou que na sua função o agente fiscal exerce a grande missão do Crea-PE, que é de defesa da sociedade e fiscalização do exercício profissional. Segundo ele,  com essa atuação, o profissional promove maior qualidade das obras e serviços, levando segurança à sociedade.

O Crea-PE presta homenagens a todos os agentes fiscais e parabeniza esses pela contribuição que esses profissionais têm dado para a segurança da sociedade.