Agostinho Guerreiro (Crea-RJ) é eleito coordenador do CP com indicação de José Mário Cavalcanti

As atividades programadas para os dois últimos dias do 6º Encontro de Lideranças, quinta (24) e sexta-feira (25), são as reuniões dos Colégios de Presidente (CP) e de Entidades Nacionais (CDEN), como também das coordenadorias de câmaras especializadas das engenharias Civil, Química, Industrial, Agronomia, Segurança do Trabalho, Elétrica, Agrimensura, Geologia e Minas e Arquitetura. Também se reuniram os coordenadores de Comissões de Ética dos Creas e os representantes dos Creas-Jr. Na pauta principal estava a eleição dos novos coordenadores realizada na manhã desta quinta-feira (24). José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, que está participando da reunião do CP, lançou a candidatura do presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, para coordenador do Colégio de Presidentes.

Duas chapas foram montadas durante o encontro, a chapa 1 foi formada pela indicação de José Mário, o carioca Agostinho Guerreiro e como adjunto o presidente do Crea-SC, Raul Zucatto; e a chapa 2 composta pelos presidentes do Crea-RN e Crea-ES, Francisco Adalberto e Luis Fiorotti, para coordenador e adjunto, respectivamente. A eleição foi bastante disputada, mas ao final foi escolhido por meio de voto aberto o candidato Agostinho Guerreiro (RJ) para coordenador acompanhado de seu adjunto Raul Zucatto (SC).

No início da reunião, Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, agradeceu a todos e pediu que não fosse perdida a visão do Sistema de agir em prol da unidade. “Construímos juntos um planejamento estratégico num horizonte de 2011 a 2022, com o estabelecimento de diretrizes claras. Caberá a esse Colégio estabelecer as ações que serão implantadas a partir de 2011”, comentou.

O novo coordenador do CP, Agostinho Guerreiro (Crea-RJ), que substituiu o mandato de Jonas Dantas (Crea-BA), falou sobre sua candidatura e pediu o apoio dos presidentes presentes. “Preciso de todos que estão nesta sala. Vivemos um momento delicado, mas que não nos impedirá de mantermos a construção de um Colégio forte, transparente e democrático. Tenho uma relação política com cada um de vocês, mas também temos uma relação pessoal e de amizade e será muito importante abraçar um projeto coletivo”, defendeu Guerreiro.

“Fomos um Crea que conseguiu sair de uma situação de falta de gestão e desorganização para um Crea saudável. Hoje estamos a algumas semanas de receber o certificado da Gespública e emocionado pelas palavras que ouvi aqui no início, quero dizer que fomos o único Crea de todo o Sistema que recebeu o premio da igualdade de gênero”, disse Agostinho.

Como coordenador, Agostinho Guerreiro assumiu a reunião e continuou junto ao presidente do Confea, Marcos Túlio, a pauta prevista. Levou à apreciação e aprovação as súmulas da 5ª Reunião Ordinária do CP, ocorrida em novembro passado, e da 1ª Reunião Extraordinária do CP, que aconteceu em janeiro deste ano. Na programação ainda estava a aprovação do calendário e local das reuniões do CP, e os assuntos pautados pelo Confea como os projetos de Lei da Anuidade de Pessoas Físicas e Jurídicas e de ART’s; e da Representação Federativa do Plenário do Confea; a parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para censo profissional, entre outras.

Na sexta-feira (25) a reunião continua com a composição das representações, comissões e grupos de trabalho do CP em 2011, e os assuntos pautados pelos Creas como a proposta de confecção de carteiras para os agentes fiscais, informes e sugestões para a 68ª SOEAA, que acontecerá de 27 a 30 de novembro em Florianópolis/SC, as enchentes no Sudeste do Brasil, a apresentação para o colegiado do Plano de Ação de Sustentabilidade do Crea-MS e a discussão do desabamento de prédio ocorrido em janeiro passado em Belém/PA.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE