Crea-PE

Associação dos Engenheiros de Pesca celebra seus 46 anos numa trajetória de conquistas para o setor

Luta por uma política estadual e nacional de pesca e aquicultura é uma das marcas da AEP que celebra o aniversário neste sábado (20)

Ao longo de sua trajetória de mais de quatro décadas, a Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE) tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da atividade e na valorização dos profissionais.

Entre as realizações da entidade, o presidente da AEP, Rodolfo Rangel, lista a luta por uma política para o setor pesqueiro e de aquicultura, além da criação e recriação do Ministério da Pesca.  “Reivindicamos maior participação do engenheiro de pesca, no cenário nacional e estadual, para termos uma política para o nosso setor”, explica Rangel.

“Nosso setor sofreu muitas dificuldades, e foi graças a atuação da AEP que conseguimos superá-las”, afirmou o engenheiro de Pesca Itamar Rocha, ex-presidente da associação, que se formou na primeira turma de Engenharia de Pesca do Brasil, na UFRPE. Na sua gestão, foi realizado o 2º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, em 1981.

A engenheira Sigrid Neuman Leitão lembra que o Conbep foi um dos grandes desafios da AEP-PE. Ela, secretária da AEP na época, e toda a diretoria era formada por engenheiros de pesca praticamente recém-formados. Depois de muitas batalhas, o Conbep foi realizado, com a presença de palestrantes do Brasil e exterior.

Ex-presidente da AEP-PE, Claudemilson Barreto ressalta o trabalho da associação para a valorização do setor de pesca e aquicultura. “Foram muitas lutas tentando consolidar o setor produtivo que estava apenas começando, mas graças ao esforço e a dedicação de muitos, hoje temos um setor pesqueiro firme e consolidado”, destacou.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, nesses 46 anos de vida, a AEP tem contribuído para o aumento da produção de pescados e redução da insegurança alimentar. “Parabéns a AEP também pela sua atuação na defesa dos profissionais da pesca e aquicultura”, celebrou Lucena.

O Crea-PE parabeniza a AEP-PE e os profissionais da Engenharia de Pesca e Aquicultura, que são peças fundamentais na construção de um futuro sustentável para o País.

Skip to content