Movimento Transnordestina Já e Grupo Técnico se unem na articulação pela retomada da ferrovia

Em encontro realizado no Crea-PE, nesta quinta (29)  foram apresentados estudos sobre a situação da malha ferroviária e a viabilidade da Transnordestina

A luta pela retomada da malha ferroviária do Nordeste está sendo fortalecida. Com o objetivo de unir esforços em favor dessa causa, o Crea-PE reuniu nesta quinta-feira (29), na sede provisória do Conselho, representantes do movimento Transnordestina Já e do Grupo de Trabalho Técnico em Defesa da Transnordestina.

No encontro foram apresentados estudos sobre a ferrovia, mostrando a situação da malha ferroviária do Nordeste e a viabilidade econômica da implantação do trecho Salgueiro-Suape. “A ferrovia é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco, do Nordeste e do País”, ressaltou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

O presidente destacou a importância de fortalecer a articulação pela reconstrução da malha Nordeste entre as entidades civis e profissionais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Os quatro estados estão sendo afetados pela paralisação das obras da ferrovia e o sucateamento da malha ferroviária pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA), que está em processo de devolução da concessão ao Governo Federal.

“A ausência do trecho Salgueiro-Suape impede o porto pernambucano de escoar a produção, além de afetar o desenvolvimento sustentável do sertão nordestino”, afirmou Marcílio Cunha, da Associação Nordestina de Logística (Anelog), que faz parte do Grupo de Trabalho e realizou o estudo sobre a viabilidade do abastecimento de combustível na região a partir da Transnordestina.

Os grupos também discutiram encaminhamentos para pressionar o Governo Federal pela retomada das obras ferroviárias que interligam o Nordeste Oriental. O presidente do Crea-PE relatou as articulações recentes nesse sentido, como a visita ao ministro dos Portos, Silvio Costa Filho. Um novo encontro com o ministro deve ocorrer em Salgueiro e deve contar com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes dos outros estados.

Os representantes do GT em Defesa da Transnordestina ressaltaram a importância da participação dos dois grupos, além de representantes de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, na audiência marcada, no dia 4 de março, na Assembleia Legislativa, onde o tema será debatido.

Pelo Movimento Transnordestina Já, liderado pelo Crea-PE, participaram do encontro os integrantes do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), Roberto Muniz, Maurício Pina e Carlos Calado; o sócio da Consultoria TGI, Francisco Cunha; o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, e o diretor da Fiepe, Érico Furtado.

Além de Marcílio Cunha, o Grupo de Trabalho contou com a participação dos representantes do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Mozart Arnaud e Mário Borba, e Luiz Cláudio Gomes, do Sindicato dos Ferroviários.