Atividades de campo encerram o II Seminário de Fiscalização

Capacitação do Crea-PE reuniu equipe de fiscais, conselheiros e colaboradores do Crea-PE durante três dias em Gravatá, com apresentações, debates e visitas a empreendimentos agrícola e de piscicultura

Visitas ao assentamento Vargem Grande e a uma unidade de piscicultura encerraram o II Seminário de Fiscalização do Crea-PE, em Gravatá, nesta quarta-feira (28). O evento reuniu fiscais, conselheiros e colaboradores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, com palestras, debates e atividades de campo, durante três dias.

Em Vargem Grande, o agricultor Eugênio Gomes da Silva, assentado há 28 anos, relatou as dificuldades de assistência técnica às 38 às famílias do assentamento do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que trabalham com fruticultura. Produtor de goiaba em área irrigada, Eugênio Silva trocou ideias com a equipe sobre o uso de agrotóxicos, devolução de embalagens, plantio e crédito rural.

O superintendente Técnico, Nielsen Christianni, disse que a atividade de campo complementou o conhecimento adquirido no II Seminário. “Passamos dois dias conversando sobre manuais de fiscalização, mas é muito importante compreender o contexto do agricultor, cobrar que o profissional possa gerar qualidade e segurança do produto”, afirmou. Segundo ele, o Crea-PE tem agido institucionalmente, e através de parcerias, para debater outras questões que auxiliem quem está do outro lado e nem sempre é atendido.

Ivan Souto de Oliveira Júnior, responsável pela Empresa Pernambucana de Agronomia (IPA) em Gravatá, acompanhou o grupo. Ele falou das dificuldades dos produtores locais e disse que está tentando fazer o manejo integrado de pragas com os assentados de Vargem Grande, mas admitiu dificuldades de pessoal e do acesso à região.

À tarde, o grupo de fiscais visitou uma unidade de piscicultura. No local, Jeferson Soares trabalha com um sistema de engorda de peixe. O produtor trocou ideias com os fiscais e representantes da Câmara de Agronomia sobre o monitoramento dos reservatórios, uso de ração e o sistema de engorda. Soares tem uma produção de aproximadamente mil tilápias por período, em geral de seis meses.

A gerente de Fiscalização do Crea-PE, Flávia Assunção, avaliou que o II Seminário foi oportuno pelo conhecimento adquirido e a troca de experiências entre fiscais e conselheiros. Ela também ressaltou a importância de o grupo ter ido a campo para aplicação da prática das informações adquiridas. “O encontro foi muito proveitoso para a equipe de Fiscalização”, concluiu.