Crea-PE

Auditório lotado em lançamento de livro de geógrafas no Crea-PE

Debate e trocas de conhecimento marcaram ainda o lançamento da obra Recife Despedaçado, escrito por Edvânia Torres Aguiar Gomes e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

 

O auditório do Crea-PE ficou inteiramente ocupado na noite desta quinta (4) para o lançamento do livro Recife Despedaçado: Distopias Urbanas e Espaços de Resistência Metropolitanos, das geógrafas e professoras Edvânia Torres Aguiar Gomes, membro do  Comitê Tecnológico Permanente do Crea-PE, e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque. O presidente do Crea, Adriano Lucena, e o superintendente, Nielsen Christianni, participaram do evento. O lançamento contou ainda com as presenças do reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, da vereadora Liana Cirne, além de diversos representantes das universidades e gestores públicos. 

“O livro sempre traz conhecimento. E um livro sobre o Recife, que discute o nosso crescimento e a nossa ocupação, é fundamental. O Crea é uma autarquia de portas abertas para a cidade, ajudando a construí-la e a melhorá-la a cada dia. Por tudo isso é tão importante abrigarmos um lançamento com esse”, avaliou Adriano Lucena. “O Crea se sente honrado e feliz em participar desse lançamento”, pontuou Nielsen. 

 

“Trazemos para o Crea um debate iniciado na universidade, que é um espaço democrático, de autonomia, de soberania. A gente segue sonhando com um Recife que conte, em sua construção, com a participação de seus cidadãos, que possamos pensar numa cidade que possa servir aos que estão nas margens, nas periferias”, declarou Edvânia Torres. 

“O livro traz uma importante contribuição para possamos ler a cidade do Recife, identificando como foram planejados os grandes projetos nos últimos 10 anos. O debate aqui no Crea, hoje, foi fundamental: tivemos a oportunidade de refletir sobre a cidade, junto com um grupo de pessoas, cada uma trazendo o seu conhecimento específico, mas com preocupações semelhantes  às nossas”, afirmou Mariana Zerbone. 

“É muito importante destacar a qualidade da obra, além da competência e do comprometimento das duas autoras com uma cidade justa e democrática”, ressaltou Alfredo Gomes, reitor da UFPE. “Desde já recomendo a leitura do livro, que propõe ainda a retomada do diálogo para possibilitar o planejamento e a construção da cidade que todos queremos, vencendo os desafios que o Recife e a Região Metropolitana enfrentam.”

Skip to content