Crea-PE

Balanço, projeções para 2022 e homenagens marcam Plenária Solene do Crea-PE

Última sessão do ano aconteceu nesta quarta-feira (15) num formato híbrido, com convidados presentes no auditório do Crea-PE, e participantes acompanhando o evento ao vivo pela TV Crea-PE

A última Sessão Plenária Ordinária Solene do Crea-PE do ano, realizada nesta quarta-feira (15), foi uma noite marcada por balanço, metas para 2022 e emoção ao premiar e reconhecer o trabalho de estudantes e de engenheiros, agrônomos e geocientistas. O encontro aconteceu num formato híbrido, com convidados presentes no auditório do Crea-PE, e participantes acompanhando o evento ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, conduziu a sessão, e presidiu a mesa, composta pela diretoria do Conselho. Estiveram presentes o primeiro vice-presidente, Roberto Freire; a primeira diretora administrativa, Giani Camara; a segunda diretora administrativa, Eloisa Basto; o primeiro diretor financeiro, Clóvis Segundo; a segunda diretora financeira, Magda Pereira; além do diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira.

“A Plenária Solene tem o propósito de reunir profissionais, alunos e mostrar o que nós fizemos no ano de 2021. Tanto para dentro da gestão e também coisas importantes que foram feitas para fora, para a sociedade, para os profissionais”, explicou o presidente do Crea-PE.

O ano de 2021, apesar da pandemia e com as dificuldades impostas pelo distanciamento, foi um período de avanços para o Conselho, para seus profissionais e para a sociedade, através dos projetos que o Crea colocou em execução. As ações passaram pela capacitação dos seus colaboradores para melhor desempenho no seu trabalho, com reflexo na produtividade interna e na prestação de serviços aos profissionais.

CAMPANHA ERRO ZERO

Entre as ações do Crea-PE neste ano, teve o lançamento da Campanha Erro Zero, onde foi buscar nas empresas e nos profissionais o procedimento de preencher todos os seus documentos, todas as suas demandas. O objetivo é reduzir o tempo de emissão dos documentos solicitados.

Lucena informou que foram realizados workshops e orientações técnicas com o Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) e Sinduscon-PE (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco), Compesa e CBTU. As ações são para reduzir o tempo de emissão dos documentos que empresas e profissionais tanto desejam. O Crea também reduziu de prazo pela metade para emissão de CAT (Certidão de Acervo Técnico).

O presidente do Crea também comentou sobre o lançamento de um novo canal de comunicação, usando a tecnologia a favor dos profissionais. Agora, eles podem tirar dúvidas, enviar e receber documentos pelo WhatsApp (aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones).

A atuação do Crea trouxe impactos na sociedade, tanto no Recife quanto no interior do Estado. A exemplo do projeto do Crea Desenvolve. Foram cinco cidades que receberam o projeto – Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Petrolina, Araripina e Carpina -, com uma área de abrangência de 64 municípios e participação de mais de 700 pessoas.

O Crea Desenvolve coletou propostas para o desenvolvimento dos municípios que receberam a edição e seu entorno. “O projeto visa aglutinar o Estado em prol de uma engenharia, agronomia e geociências da região. Nos foi mostrado a riqueza que tem em cada uma dessas cidades e essa riqueza foi apontada pelos profissionais da região”, observou Lucena, destacando que o objetivo é dobrar o número de participantes nos próximos encontros, em 2022.

FISCALIZAÇÃO

Na lista de ações apresentadas pelo presidente do Crea, ele destacou o plano de fiscalização, com mais de 4,6 mil inspeções realizadas. Isso resultou num aumento de efetividade em 27%, além de um incremento de 28% no registro de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica). “Temos o papel de conscientização. Fazer uma engenharia do ponto de vista social, da importância de preservar os rios, preservar as pessoas, fazendo construções com reuso de água, energia limpa. Ninguém é contra o lucro. Mas precisamos ter o lucro respeitando o espaço que a gente vive. O mundo que a gente quer viver de forma cada vez mais sustentável”, proferiu Lucena.

Na sua avaliação, o Crea precisa assumir papéis perante a sociedade. Por isso foi elaborado um plano estratégico de fiscalização em barragens, pontes, condomínios residenciais, hospitais, escolas, entre outras estruturas públicas, para evitar não só acidentes como cobranças ao Conselho pela responsabilidade quando os problemas surgirem. E ainda está em fase de revisão e diagramação o “Manual do Crea para Condomínios” para ser lançado neste ano de 2022, que vai servir para a sociedade.

Na previsão para 2022, está na pauta do Conselho a realização de um concurso público para fiscais, já que há escassez nesta mão de obra. No radar, também tem benefícios aos profissionais do sistema, com a implantação de um sistema de pagamento através de boletos gerados no mesmo dia. Lucena adiantou que o Conselho está buscando a implantação do Pix – meio de pagamento eletrônico instantâneo, gratuito.

“O Crea-PI adotou o Pix e fomos lá para entender como foi o processo para trazer para cá. Um processo que depende do banco, não é só da gente. A previsão é que até fevereiro já esteja implantado”, previu o presidente do Conselho, que adiantou que o Crea também está viabilizando também a implantação do pagamento de anuidades e taxas por cartão de crédito no intuito de oferecer a possibilidade de parcelamentos destes custos. “Estamos buscando todas as alternativas para facilitar o pagamento por parte dos profissionais”, pontuou.

Ele ainda destacou o programa Mulher, que quer trazer o protagonismo feminino para as engenharias, agronomia e geociências. Esta ação conta com a criação de um comitê permanente para a elaboração de projetos e propostas sobre o tema.

HOMENAGENS

Depois da apresentação do presidente do Crea, a noite entrou no clima de homenagens, com a entrega de certificados de reconhecimento aos agraciados. Por conta da pandemia, não puderam participar todos os alunos laureados. Neste grupo, a primeira a receber o certificado de laureada foi a formanda da Universidade Católica de Pernambuco, no curso de engenharia de produção, Maria Clarice Vignoli Diu.

“Ser laureada depois de cinco anos fazendo engenharia de produção é um reconhecimento de todos os estudos, todos os esforços, abrir mão de alguns divertimentos. Agora é focar em um outro curso: uma pós, um mestrado, uma especialização e seguir na carreira acadêmica também”, planejou Maria Clarice. Também receberam as certificações os alunos Guilherme Vinicius Romano Silva Souza de Oliveira (Poli, do curso de engenharia mecânica); Hugo Gico Lima de Assunção Montenegro (UFRPE, do curso de agronomia); Felipe Diógenes de Mendonça (UFPE, do curso de engenharia elétrica); Bruno Maia de Oliveira (Poli, do curso de engenharia elétrica eletrotécnica), num total de 47 laureados.

Receberam certificados pelos serviços prestados as coordenadoras do Crea Jr-PE: Eunnyce Gabiella Freita Gomes e Millena Varela Moura. Os diretores também tiveram o reconhecimento pelos trabalhos executados à frente da diretoria do Conselho neste ano.

A entrega de certificados seguiu para os conselheiros que encerram o triênio 2018-2020: André Carlos Bandeira Lopes; Hilda Wanderley Gomes, José Rodolfo Rangel Moreira Cavalcanti e Rômulo Fernando Teixeira Vilela. Na sequência foi a vez do reconhecimento dos profissionais que contribuíram com a Tabela Auxiliar Nacional de Obras e Serviços (TOS – Nacional) do Confea: Claudio David dos Reis Vila Flor, Daniel Carneiro da Silva, Erison Rosa de Oliveira Barros, Fabio Fernandes da Silva, Márcio Brito Bonifacio e Simone Sayuri Sato.

O final das homenagens veio com a entrega da medalha do mérito tecnológico “Pelópidas Silveira” a Eli Andrade da Silva (in memorian), Paulo Amaro de Maia Cassundé (in memorian), Telga Gomes de Araújo Filho (in memorian) e Lourival Trajano. “Não só para mim, mas para nossa família é uma honra receber esse prêmio. Todos nossos ensinamentos, tudo que a gente faz hoje em dia é com base na educação que nosso pai deu. Era nítido para a gente desde criança o amor que nosso pai tinha pela engenharia. Tantos livros desde a época da faculdade, tantos projetos que ele fez. Dava para ver que ele sentia muito orgulho. É triste, óbvio, por ele não estar aqui, mas eu fico muito feliz e muito honrado por estar recebendo essa medalha no lugar dele”, comentou Fernando Nunes Andrade, filho de Eli Andrade.

Após a execução do hino de Pernambuco, a segunda diretora administrativa, Giani Camara, declarou encerrada a sessão solene e convidou os participantes para um momento de confraternização. Para assistir à sessão completa, clique aqui.

Pular para o conteúdo