Memória da Engenharia em Pernambuco imortalizada em livro publicado pelo Crea-PE

Cerimônia de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (17), no auditório do Conselho, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube

Uma grande reunião de amigos. Assim foi o lançamento do livro Memória da Engenharia de Pernambuco, nesta sexta-feira (17), no auditório do Crea-PE. A publicação foi produzida pelo Conselho, com patrocínio do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). O conteúdo reúne entrevistas com 24 profissionais e professores, dentre mulheres e homens, que contribuíram com a engenharia civil no Estado.

Dos 24 selecionados para o livro, 16 compareceram à cerimônia de lançamento, que foi transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube. Muitos professores, alunos e colegas de profissão celebraram o encontro, com muita troca de histórias e memórias construídas ao longo de trabalhos realizados juntos.

O evento teve a mesa composta por um dos idealizadores do projeto, o engenheiro civil Flávio Domingues, pelo presidente do Crea-PE, engenheiro civil Adriano Lucena, e pela representante da ABCP, a engenheira civil Karla Guimarães. “Coordenar esse trabalho foi uma honra. Um orgulho participar de um projeto que reuniu vários dos meus professores”, atesta Flávio Domingues.

Para a representante da ABCP, ser parceiro de um projeto como esse é uma consequência natural para a associação pela sua importante contribuição na engenharia de Pernambuco. “Gostaria de parabenizar todos os homenageados. Vocês nos inspiram”, afirma Karla Guimarães, emocionada por reencontrar vários dos seus professores.

O presidente do Crea-PE começou agradecendo aos participantes do livro por terem aceitado o convite do Conselho. “Muito obrigado por aceitar o convite em registrar a sua história, a historia de cada um vivida para que a gente pudesse deixar para outras gerações”, afirma Lucena, destacando que este será o primeiro volume do registro das memórias das engenharias, agronomia e geociências.

“Precisamos registrar nossas riquezas que são muitas. Vividas e contadas através de outros. Esse livro é muito importante. Para nós da gestão, para a instituição Crea, mas muito mais para os que vêm depois da gente”, destaca Lucena, lembrando de citar a importância de Leonardo Coimbra na concepção deste projeto. No decorrer do evento, foi facultada a palavra aos engenheiros personagens do livros presentes na cerimônia. Mário Antonino, do alto dos 88 anos, não deixou a oportunidade de agradecer sua presença na publicação.

Com a desenvoltura de quem conhecia os integrantes do livro, alguns por ter trabalhado em projetos e outros pela relação de amizade, foi citando causos dos colegas presentes. “Aqui me sinto em casa. Estou no meio de colegas e colegas muito queridos. E isso é uma honra e um privilégio e eu quero agradecer ao Crea por essa oportunidade de estar ligado a este projeto”, observa Antonino. “Esse é um momento de muito orgulho e satisfação ver que durante esses 50 anos que nós estamos trabalhando na formação desses profissionais, valeu a pena”, pontua Armando Carneiro.

Para Maurício Pina, este livro que o Crea lança hoje é um legado importante. “A engenharia pernambucana tem muito o que dizer. Tivemos aqui no nosso Estado o privilégio de ter a primeira instituição de ensino de engenharia do Norte/Nordeste do Brasil”, lembra Maurício Pina, que destaca que desde este tempo da fundação desta escola que Pernambuco tem a passagem de engenheiros notáveis na sua história.

A engenheira Lorena Oliveira, a mascote da publicação, com sete anos de formada, sabe da importância de ter sua história contada num livro. “É uma honra participar com tantos nomes relevantes para a engenharia civil do Estado, com professores e profissionais que admiro”, destaca Lorena Oliveira.

Os livros foram entregues aos engenheiros e engenheiras que participam da publicação. Afonso Farias, recebeu o primeiro exemplar entregue por Flávio Domingues. Na sequência: Alexandre Gusmão, Almir Cirilo, ngelo Just, Armando Carneiro, Fernando Jordão, Gamal Asfura, João Nassar, José Orlando, Lorena Oliveira, Lourival Trajano, que foi representado pela filha Mércia Helena Trajano de Amorim, Mário Antonino, Maurício Pina, Romilde Almeida, Rubens Dantas, Sérgio Osório e Tibério Andrade. Os outros participantes: Carlos Calado, Humberto Pereira, João Recena, José do Patrocínio, Maria de Lourdes Florêncio, Michelle Kiemle e Roberto Muniz também receberão seu exemplar.

Lucena informou que em janeiro serão impressos mais dois mil exemplares. Destes, mil serão distribuídos em escolas e universidades e os mil restantes são para os mil primeiros profissionais registrados que pagarem a anuidade do Conselho. O livro não será vendido. Ele fará parte do acervo da história e das contribuições da engenharia civil em Pernambuco. O evento pode ser visto neste link.