Câmara Especializada de Agronomia promove debate sobre agrotóxicos

Recife, 29 de novembro de 2012

A Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou ontem (28), no auditório do órgão o debate sobre “As consequências da contaminação por agrotóxicos para a sociedade”. Segundo o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), José Vargas de Oliveira, o Brasil está em primeiro lugar no consumo de agrotóxicos no mundo.

O professor José Vargas falou sobre o controle e a ação dos agrotóxicos para que não haja contaminação dos solos e dos alimentos. “Podemos até não utilizar os agrotóxicos em pequenas propriedades, mas é quase impossível a não utilização em grandes áreas de plantio porque o crescimento da produção implica diretamente na utilização dos agrotóxicos”, explicou.

O debate foi mediado pelo conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia, o engenheiro de pesca Vanildo Souza de Oliveira, contando com a participação do Inspetor Regional do Crea-PE em Petrolina e presidente da Assea, Urbano da Costa Lins, da conselheira do Crea-PE, Helena Araújo, do analista ministerial do Ministério Público, Ronaldo Fonseca, Norma de Fátima Fernandes de Carvalho do Fórum de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos e Sílvio Valença da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro).