Carpina também recebe Encontro Profissional Cidadão

O Crea-PE realizou mais um Encontro Profissional Cidadão, no último sábado (09), em Carpina. Profissionais das áreas tecnológicas reuniram-se durante todo o dia para participar de palestras e debater assuntos dentro do tema O Crescimento Econômico de Pernambuco e a Participação do Profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. A proposta do Conselho é de aproximar os profissionais que atuam no interior do Estado, permitindo que eles participem também do processo de modernização e mobilização institucional empreendidos pela atual gestão.

Para José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE e anfitrião do evento, o motivo do encontro é emblemático porque acima de tudo o profissional é um cidadão. “O comprometimento do profissional de carreira na área tecnológica é ainda maior, porque tem compromisso direto com a sociedade, de promover o bem estar gerando riqueza e produzindo a sua distribuição para a justiça social”, disse. Segundo o presidente, é necessária a mobilização dos profissionais em suas regiões para garantir o envolvimento com responsabilidade, já que os profissionais do Sistema participam de 70% da produção do desenvolvimento no País.

Representando o prefeito do município de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB), esteve presente no evento o secretário de Obras Ivan Francisco. O secretário destacou o momento especial, com relação ao crescimento, que o Estado e o município vêm passando. “O Brasil vem crescendo 4,5% ao ano e Pernambuco está competindo com a China, talvez chegue a crescer até 9% este ano. É uma ocasião importante também para a Zona da Mata. Fiquei sabendo que a Fiat desistiu de ir para Suape e vai se instalar bem próximo, em Goiana. O governador também já falou em construir um novo porto e um aeroporto em Goiana”, relatou Ivan Francisco. “José Mário tem razão quando fala em união. A engenharia está presente em tudo, somos a cabeça pensante desse País, sem querer desmerecer as outras profissões. Vamos aproveitar a ocasião e não deixar esse bonde passar, porque talvez não tenhamos outra oportunidade como essa”, finalizou.

Durante o evento, o presidente do Crea-PE anunciou a primeira assembléia de instalação da Associação dos Profissionais de Tecnologia da Mata Norte (ASPAT) e convidou para a mesa o presidente Antístenes Pereira e a vice Tatiana Moraes de Andrade, o inspetor de Gravatá Eratóstenes de Andrade, e o presidente do Clube de Engenharia, Alexandre Santos.

Grande incentivador da criação da associação dos profissionais da Mata Norte, José Mário aproveitou para falar também sobre a necessidade da participação política nacional dos profissionais. “O Brasil avança e nós precisamos nos organizar para resgatar nosso poder político nas decisões importantes do País. Existe o espaço pleno para a participação de todos. Aproveitamos a oportunidade ímpar na historia dos profissionais dessa região para a fundação da associação profissional que com certeza vai reescrever a história desses profissionais. A associação de Gravatá já existe e está em pleno funcionamento. Parabenizo a todos e desejo sucesso para a associação”, completou José Mário.

O presidente da nova associação, também inspetor do Crea-PE de Goiana, Antístenes Pereira Lima, explicou que a associação tem por objetivo principal unir e organizar todos os profissionais para que possam atuar de forma mais precisa dentro das várias atividades que hoje está sendo realizada dentro do Estado. “Boa parte dos profissionais que estão na liderança de certos empreendimentos em Pernambuco estão vindo de fora. Nada contra esses profissionais, mas acredito que podemos trabalhar para fazer uma união e um trabalho diferenciado e garantirmos a parte que nos cabe dentro do nosso Estado”, comentou.

Antístenes fez a leitura do estatuto e informou que a ASPAT está atendendo em uma sala da Inspetoria de Goiana. “Em breve estaremos com nossa sede. Agradeço a todos e peço que participem dessa empreitada para trabalharmos em prol da sociedade”, finalizou. A programação do encontro contou ainda com a apresentação do chefe de gabinete do Crea-PE, Osvaldo Fonsêca, que abordou a legislação do sistema, em especial citou as normas da ABNT, o código do consumidor e a legislação profissional.

Osvaldo também falou sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a estrutura básica e as atividades do Conselho. Em seguida, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conferir duas proveitosas palestras com temas de bastante interesse na área como o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro e o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar, proferida pelo professor da UFRPE, Djalma Eusébio, e o Geoprocessamento nas Usinas de Açúcar e Álcool, ministrada pelo gerente da Procenge, Luiz Malheiros.

Vanessa Bahé
ASC Crea-PE