Confira as regras do programa de financiamento do FNE

Fundo é gerido pelo Banco do Nordeste e pode ser acessado por profissionais e empresas; há linhas de crédito voltadas para os setores de infraestrutura, indústria, comércio e serviços, rural, tecnologia e outros

Criado pela Constituição de 88, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é um instrumento de política pública federal operado pelo Banco do Nordeste para o desenvolvimento econômico e social da região, através da execução de programas de financiamento aos setores produtivos. Podem ter acesso às linhas de crédito profissionais e empresas, mas é preciso estar atento a algumas regras estabelecidas pela Carta Magna.

No setor de construção civil, por exemplo, é possível obter linhas de crédito para financiamento de máquinas, veículos e equipamentos, além de obras para a sede da construtora. São vedadas, por outro lado, a utilização dos recursos para construção de casas e apartamentos em terrenos da empresa para posterior venda.

“As regras do FNE elencam o que pode e o que não pode ser financiado e foram criadas para garantir a eficiência do gasto do recurso. Não apenas para oferecer uma distribuição justa entre profissionais e empresas, como também para contemplar os diversos setores produtivos da região Nordeste, promovendo a redução da pobreza e das desigualdades. Neste sentido, o Crea-PE tem aberto um importante canal de diálogo com o Bando do Nordeste a fim de que o FNE seja divulgado junto ao corpo de engenheiros e agrônomos”, disse Honório Valeriano, gerente do banco na agência do município do Paulista.

Há linhas de financiamento nas áreas de agroindústria, comércio e serviços, infraestrutura, setor rural e tecnologia, entre outros. São iniciativas acessíveis a empresas de todos os portes e setores, produtores rurais, agricultores familiares, cooperativas,  associações, a depender do público-alvo ao qual a linha de crédito se dedica.

Informações sobre linhas de financiamento segmentado por setor produtivo aqui.

Informações para obtenção de capital de giro aqui.

Informações sobre a programação regional do FNE 2021, bem como restrições de financiamento aqui.

BENEFÍCIO PARA PROFISSIONAIS EM DIA COM O CREA

o Crea-PE e o Banco do Nordeste (BNB) se reuniram para traçar parcerias entre as duas instituições com o intuito de beneficiar engenheiros e empresas de engenharia. Como resultado de uma primeira conversa, foi formalizado um projeto-piloto com a agência do banco no município do Paulista que garante a isenção da tarifa de cadastro anual e a redução da tarifa para obtenção de capital de giro. O benefício já pode ser acessado e inicialmente é válido para pessoas físicas e jurídicas em dia com o Crea-PE. Para mais informação, clique aqui.

Dúvidas e esclarecimentos através do número da agência do BNB em Paulista: 081 3437 8000