Crea Convida desta terça-feira aborda inovação na construção civil com a utilização de Bimsync

O engenheiro de software Leonardo Cunha e o professor coordenador da Célula Bim da UFPE Max Andrade participam da edição desta terça-feira (18) do Crea Convida. A live tem transmissão às 19h no canal do Conselho no Youtube, a TV Crea-PE.

Na ocasião, Leonardo Cunha fará apresentação da palestra “Exemplos de inovação na construção civil usando Bimsync: um ambiente comum de dados (CDE) baseado em padrões abertos”, que será seguido por um debate entre ele e Max Andrade.

O ambiente comum de dados é um repositório digital onde as informações de um projeto como modelos, relatórios, planilhas e cronogramas, são concentradas e gerenciadas, permitindo que todos que compõem o projeto possam acessá-las. Este ambiente é um componente central de projetos de construção modernos.

“Para inovar nessa massa de dados que é coletada, existe um diferenciador fundamental: APIs baseadas em padrões abertos de openBIM. Durante a palestra serão apresentadas as vantagens e exemplos práticos de inovação ao utilizar soluções baseadas em padrões abertos”, conta Leonardo Cunha.

Leonardo Cunha é recifense, mas já mora na Noruega há 11 anos. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFPE e hoje atua como engenheiro de software e CTO, diretor de tecnologia da Catenda, empresa que desenvolve o ambiente comum de dados Bimsync.

Max Andrade é professor associado do departamento de Expressão Gráfica da UFPE e doutor pela Unicamp/Technion, além de mestre pela UNB e arquiteto e urbanista pela UFPE. Atualmente é vice -coordenador pro Tempore do MDU, Coordenador da Célula BIM UFPE e da Especialização em BIM da UFPE. Investiga a aplicação do BIM em modelos de projeto arquitetônicos digitais com ênfase em desempenho e projeto computacional.