Crea-PE

Crea Convida discute arborização e sustentabilidade

O Crea Convida desta terça-feira (06) abordou a relação da arborização urbana e a qualidade ambiental das cidades. O tema foi tratado pelo engenheiro agrônomo e arborista certificado pela ISA (International Society of Arboriculture) Pedro Mendes Castro e pela engenheira agrônoma e professora do IF Sertão Pernambucano Ana Rita Leandro dos Santos. O encontro foi transmitido na TV Crea-PE, no YouTube, às 19h e está disponível na íntegra aqui.

Os especialistas reforçaram que a arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios como estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar e da saúde física e mental da população, além de desempenhar importante papel na redução da poluição sonora e visual.

Pedro Mendes Castro iniciou a conversa com dados da arboricultura no Brasil e no Mundo do Relatório de Assuntos Econômicos e Especiais das Nações Unidas (ONU),com ênfase nos aspectos da urbanização no Brasil e no mundo.

Sobre cidades e as mudanças climáticas, o especialista diz que o documento da ONU aponta para um fato absurdo. “Apesar de as cidades ocuparem apenas 1,5% da terra disponível no planeta, elas respondem por 75% das emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas em todo o planeta”, revelou.

O palestrante destacou a importância das árvores na diminuição dos prejuízos causados. “Os modelos climáticos atualmente preveem alteração importante nos fenômenos, como chuvas de alta intensidade e períodos de seca. Desta forma, se não tomarmos medidas que alterem essas situações, teremos mudanças climáticas bruscas para os próximos anos”, detalhou.

Com abordagem focada na fisiologia das árvores urbanas e mostrando como vivem as pessoas nos espaços urbanos onde há árvores, a professora do IFPE e engenheira agrônoma Ana Rita iniciou a sua apresentação.

“Quando crianças tínhamos muito mais verde perto de nós e a diminuição ou ausência deste recurso afeta o desenvolvimento cognitivo, o bem-estar emocional e a saúde de maneira geral”, defendeu.
A apresentação da convidada foi caracterizada por uma minuciosa explicação científica relativa ao desenvolvimento de árvores e a necessidade da sua presença no ambiente urbano. 

Crea Convida

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Conselho no Youtube, a TV Crea-PE. A conversa, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade os debates sobre a Engenharia, Agronomia e as Geociências.

 

Pular para o conteúdo