Crea-PE

Crea Convida discute o desperdício nas obras na construção civil

A perda de materiais e de outros insumos nas obras é um dos maiores problemas da construção civil. O distanciamento entre o que é planejado e o que é executado gera desperdício, produção desnecessária de resíduos e compromete o equilíbrio econômico da obra.

Para mostrar como esse problema pode ser resolvido, o professor Marco Wolfenson, PHD em engenharia de sistemas, participa da segunda edição do Crea Convida, nesta terça-feira (23), às 19h, com live transmitida na TV Crea, no YouTube.

A falta de controle nos processos construtivos expõe as obras brasileiras a um grau de ineficiência elevado. Perde-se materiais, tempo e dinheiro. O professor Marco Wolfenson baseou-se em estudos matemáticos e estatísticos para propor uma revolução nos serviços construtivos e inspirar uma nova forma de construir: mais rápida, com menos custos e com maior rentabilidade nos negócios das construtoras.

O Crea Convida é um projeto do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) que vai trazer nomes ligados às engenharias, à agronomia é às geociências, para debater temas importantes para o setor e para a sociedade.

A primeira edição do projeto ocorreu no dia 9 de fevereiro. O Crea Convida estreou com a participação do renomado cientista Silvio Meira, que conversou sobre a ‘Engenharia em Transformação’.

Silvio Meira tratou da transformação digital, tecnologias de informação e comunicação e os seus impactos na vida das pessoas e das organizações. O cientista deu especial atenção ao papel da inovação nesse contexto: “É necessário sair das zonas de conforto, embora este movimento, sozinho, não garanta a mudança em si.”

Pular para o conteúdo