Crea Convida discute quais são os principais desperdícios em obras e maneiras de evitá-los

Professor Marco Wolfenson participou da segunda edição do projeto na última terça-feira (23); conteúdo está disponível no canal do Conselho no YouTube, o TV Crea-PE

Sistema de planejamento adequado, acompanhamento da obra e possíveis falhas foram assuntos abordados pelo professor Marco Wolfenson, na segunda edição do projeto Crea Convida, realizado na última terça-feira (23). A discussão foi transmitida em live no canal oficial do Conselho no YouTube, o TV Crea-PE, onde está disponibilizada para visualização. Clique aqui para assistir na íntegra.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, as perdas médias de materiais em uma obra de engenharia superam os 10% de material, 30% no setor financeiro e mais 10% embutido no custo da obra. Wolfenson, que é PhD em Engenharia de Sistemas pela universidade americana de Cornell, elencou alguns dos gargalos em obras, responsáveis por perdas significativas em construções, como por exemplo a carência tecnológica brasileira. “Temos hoje uma pífia prática organizacional. Precisamos que os planejamentos implantados em grandes e pequenas empresas possam garantir a melhoria contínua das obras”, acrescentou.

Wolfenson chamou destacou as ocorrências que revelam desserviços, erros nos orçamentos e a aplicação dos inúmeros métodos disponíveis no mercado para diminuição de desperdícios, como o consumo de recursos que não agregam valor a obra, falhas nas compras, pouco aparelhamento, insumos mal utilizados, compras desnecessárias e emergenciais que representam perdas expressivas e oneram o orçamento final.

O professor citou outra pesquisa realizada pela USP cujos dados indicaram que no Brasil em um milhão de metros quadrados produzidos, apenas 17% são aproveitados. “Trabalhar pensando em sustentabilidade dá credibilidade à empresa e consequentemente ao empreendimento”, disse.

Wolfenson defende que só com um planejamento adequado é possível identificar onde está havendo as perdas. Para exemplificar, o convidado disse que incorreções nos prumos das paredes costumam ser resolvidas com uma maior quantidade de cimento e massa. Em geral, as perdas com argamassa giram em torno de 50% e de cimento outros 20%.

CREA CONVIDA
O Crea Convida é um projeto semanal que apresenta debates sobre temas relevantes no campo da engenharia, agronomia e geociências propostos por profissionais da área. O encontro virtual da última terça contou com a participação do engenheiro florestal e superintendente do Crea, Nielsen Christianni, e com a mediação do assessor Flávio Domingues.