Crea Convida faz balanço de 2021 e projeções para 2022

Live desta terça-feira (14) será com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e com o empresário do setor de construção, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Victor Tavares Pessoa de Melo

Quais os impactos do segundo ano da pandemia do Coronavírus e o que esperar de 2022 no mercado de trabalho, investimentos públicos, crescimento econômico, desafios sociais e tecnológicos? Para responder a estas questões, o Crea Convida desta terça-feira (14), o último do ano, traz o engenheiro civil e presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o engenheiro civil e de segurança do trabalho Victor Tavares Pessoa de Melo, para o debate.

Lucena trará o olhar mais institucional, enquanto presidente do Conselho que reúne os profissionais e empresas responsáveis pelo setor da construção civil, um segmento considerado termômetro da economia. Para apresentar a visão mais empresarial, Victor Tavares, que trará sua experiência enquanto empresário e sócio da Concrepoxi Engenharia e da Concrepoxi Indústria e Comércio de Artefatos de Concreto sobre o mercado.

Para Victor Tavares, a pandemia foi gatilho para mudanças de algumas rotinas de trabalhos. “Foi o momento de se reinventar, refletir sobre a estrutura de cada empresa, onde pode apertar para aumentar produtividade e reduzir despesas”, avalia Tavares, destacando que “sempre que surge uma dificuldade a gente tem que ter esse espírito de mutação”.

Aliada a todas as mudanças de rotina e ajustes, o mercado ainda teve que lidar com a escassez de insumos e aumento de preços, quando precisou rever contratos com clientes e colaboradores. “Passado esse momento crítico, a gente nota que há uma procura muito grande por incremento de mão de obra especializada, mão de obra operacional. Acho que a gente vive um bom momento, apesar de ser muito refém do momento político”, atesta Tavares.

Tanto Lucena como Tavares vão falar também sobre as perspectivas para 2022 na área da engenharia e a retomada da economia, diante do avanço da vacinação contra a Covid 19.

O Crea Convida será transmitido a partir das 19h, ao vivo pela TV Crea-PE, pelo YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes será aberto um espaço para perguntas e sugestões sobre o tema com os participantes presentes na live.