Crea Convida: Gestão sustentável de riscos na exploração marinha do óleo e gás

Soberania, pesquisas, expertise, sustentabilidade e negociações equivocadas foram alguns dos pontos debatidos na edição desta terça-feira (25) do Crea Convida, que teve como tema “Gestão sustentável de riscos na exploração marinha do óleo e gás”. Participaram do encontro o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o engenheiro civil Moacyr Araújo e, como debatedores, os presidentes dos Creas de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro Adriano Lucena, Joseval Carqueija e Luiz Antônio Consenza, respectivamente. A live pode ser assistida na íntegra aqui.

A discussão vem à tona no momento em que o Governo Federal decide incluir, em leilão que será realizado para exploração de petróleo e gás, blocos da Bacia Potiguar, localizada próxima ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Reserva Biológica do Atol das Rocas, santuários da biodiversidade e patrimônios naturais do planeta.

O presidente Adriano Lucena iniciou os trabalhos saudando a todos, agradecendo a participação e, mais uma vez defendendo que o Crea-PE é espaço para discussões importantes de interesse dos profissionais, estudantes, empresas e de toda a sociedade

Moacyr Araújo ressaltou que a exploração pode acarretar em vazamentos. “quando se inicia a exploração dessas áreas, você começa a perfurar o solo oceânico e ocorre sim, o risco de acontecer vazamentos a partir do processo de perfuração. Esse volume de óleo e de gás, pode ser transportado para esses ecossistemas mais sensíveis”, alerta.

O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, manifestou preocupação com o Arquipélago de Abrolhos, pois, mesmo distante, pode ser atingido por acidentes ambientais como o da Barragem de Fundão que resultou na concentração de rejeitos nos corais.

O presidente do Crea-RJ, Luiz Antônio Consenza, defende o que foi feito pela engenharia nacional e que os pesquisadores brasileiros são valiosos porque desenvolveram expertise para soluções próprias que não há em nenhum outro país. “Estamos entregando o nosso produto e ainda a expertise que adquirimos ao longo do tempo com estudos e experimentos, além de aumentar significativamente o número de desemprego dos cidadãos brasileiros”, concluiu.

Crea Convida

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Conselho no Youtube, a TV Crea-PE. A conversa, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade os debates sobre a Engenharia, Agronomia e as Geociências.