Crea Jr se mobiliza para aprovação de projeto de lei que regulamenta o programa

Coordenadores estão fazendo articulação junto aos parlamentares para que o PL 1024 seja aprovado na Câmara Federal, assegurando recursos para o programa tanto pelo Governo Federal e empresas privadas

Os líderes do Crea Jr estão mobilizados para a aprovação do PL 1024, que regulamenta o programa e está em tramitação na Câmara Federal. O projeto é a pauta mais importante deste ano para os integrantes da entidade em todo o País. Isso porque, abre a possibilidade de assegurar o repasse de recursos públicos e privados para a entidade. A campanha está sendo feita junto a parlamentares na Câmara Federal.

Cleber Mateus Santos Silva, coordenador estadual do Crea Jr Pernambuco, explicou que a campanha visa mostrar a importância do Crea Jr na formação dos futuros profissionais. “Estamos em contato com deputados e senadores para mostrar a necessidade de transformar o projeto em lei ainda neste ano”, afirmou Silva. Eles também buscam apresentar e sensibilizar a sociedade civil e o apoio da governadora Raquel Lyra sobre o tema.

Segundo Cleber Silva, todos os países desenvolvidos abraçam esse tipo de programa. “O Governo precisa participar desse diálogo, facilitando a integração dos estudantes e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências no mercado de trabalho”, afirmou. O coordenador está otimista quanto à aprovação do PL 1024, que tramita desde 2020, na Câmara dos Deputados.

Encontro de Líderes discute projeto de lei

A aprovação do PL foi a principal pauta da reunião dos representantes do programa Crea Jr de 25 estados, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, durante o 12º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea/Mútua, no Centro de Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Cleber Mateus Santos Silva e Filipe José da Silva Ramos, coordenador-adjunto do Crea Jr Pernambuco, participaram das discussões. “O PL, transformado em lei, vai garantir a existência do Crea Jr. Vamos alavancar o programa e fazer um planejamento anual com os recursos”, afirmou o coordenador-adjunto.

Hoje, o Crea Jr é um programa, com regulamento interno aprovado e votado pelas comissões dos conselhos regionais. O Projeto de Lei 1024 institui o Crea Jr por meio de resolução específica. O argumento do Confea no PL é que a instituição oficial do programa promove a participação dos estudantes e profissionais recém-formados na disseminação de informações sobre ética profissional, além de formar jovens lideranças.