Crea-PE apoia projeto para restauração e criação de parque na área da torre do Zeppelin

Proposta de criação de uma parque turístico no Jiquiá foi apresentada pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, e o engenheiro Civil Cleodon Vasconcelos ao secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior

A área onde o dirigível Graf Zeppelin pousou pela primeira vez no Recife, em 1930, no bairro do Jiquiá, pode ser transformada em um complexo turístico. A proposta, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, foi apresentada, nesta segunda-feira (20), ao secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior, pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e pelo engenheiro Civil Cleodon de Vasconcelos Leite.

A ideia é resgatar a torre original, ainda no local, transformando a área em um local de visitação. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que a torre é um destaque para Pernambuco. Ele acredita que pode haver interesse do governo alemão em participar do projeto, viabilizando a restauração. “A torre é a única intacta no mundo e a chegada do Zeppelin é um fato histórico de muito interesse”, defendeu Cleodon Vasconcelos. O dirigível fez a primeira viagem da Europa para a América Latina.

O secretário executivo argumentou que o projeto estruturado pode atrair também a iniciativa privada. A presidente da Fundarpe, Renata Duarte Borba, acredita que há outros projetos para a área que podem alavancar a proposta. Renata Borba sugeriu que fossem levantadas todas as informações sobre o local para poder levar o projeto adiante. Segundo Adriano Lucena, a área do Jiquiá oferece condições para viabilizar um complexo turístico. O chefe de Gabinete do Crea-PE, Marcos André de Carvalho também participou da reunião.

Para Rubens Júnior, a reunião foi o passo inicial para que seja estruturado um projeto que possa ser levado à governadora Raquel Lyra. O secretário destacou a importância de resgatar um pedaço da história, com potencial turístico, econômico e social. Lucena completou que a proposta também pode gerar emprego e renda e ocupação racional da área.

O presidente do Crea-PE aproveitou a oportunidade para falar de outros projetos em que o Conselho dialoga com a sociedade, como o Crea na Comunidade e o Crea Convida, que nesta terça-feira (22) vai debater o tema Mobilidade urbana.