Crea-PE confirma parceria com Apac para a Semana da Água em Pernambuco

Programação vai ocorrer entre os dias 18 e 22 de março. O Crea-PE se colocou à disposição para participar do planejamento das ações

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (17), na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o vice-presidente do Crea-PE, José Constantino, confirmou a participação do Conselho na Semana da Água do estado, que será realizada entre os dias 18 e 22 de março. O encontro foi realizado pela presidente da Apac, Suzana Montenegro, que esteve acompanhada da diretora de Recursos Hídricos, Lorenzza Leite e da assessora de Controle Interno, Leila Hermínio.

Criado em 1993 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março, e este ano tem como tema: “Água para a Paz”.

Após destacar algumas das ações que estão sendo programadas para a data, a presidente da Apac, Suzana Montenegro, destacou a importância da parceria com o Crea-PE. “A Engenharia tem um papel muito importante na questão de projetos, de infraestrutura, na área da gestão de recursos hídricos, na gestão da água, para que todos tenham o acesso à água em quantidade e qualidade. Então, claro que nós queremos um órgão como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia junto conosco nessa programação do estado”, disse.

Na ocasião, José Constantino colocou o Crea-PE à disposição para contribuir na construção das atividades da Semana da Água. “Nós temos todo interesse em estarmos inseridos nesse processo junto à Apac, não só pela relevância da água para todos nós, mas também pela importância da entidade que presta um papel essencial em nosso Estado. Então, vamos aguardar o plano detalhado da Apac para elaborarmos um projeto em conjunto e fazer tramitar pelos meios legais”, assegurou.

Ao término da reunião, Suzana Montenegro conduziu José Constantino a conhecer a Central de Monitoramento da Apac e presenteou-o com um Atlas Climatológico de Pernambuco, contendo dados desde 1991 até 2020. A próxima reunião entre o Conselho e a Agência está programada para a próxima semana, com a data a ser definida.