Crea-PE debate ações para melhoria da moradia da população ribeirinha do Rio Tejipió

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o vice-presidente do Conselho, Stenio Cuentro, estiveram reunidos na última segunda-feira (24) com Cláudio Braga, fundador do Fórum Popular do Rio Tejipió (Forte), e Rafaela Cavalcanti, professora da Poli e coordenadora do projeto Habite Melhor, para debater soluções e encaminhamentos para as moradias de interesse social das comunidades ribeirinhas do Rio tejipió.

O rio Tejipió corta a Região Metropolitana do Recife e em seus 20 quilômetros de extensão atravessa os bairros do Curado, Cavaleiro, Coqueiral, Tejipió, Totó, Barro, Areias, Caçote, Ibura, Imbiribeira e Vila do Ipsep. É comum na imprensa a denúncia por parte dos moradores de alagamento e inseguranças em períodos chuvosos, sendo a questão da habitação um ponto sensível na vida da população ribeirinha da região.

O encontro teve por objetivo colocar o Conselho à disposição para auxiliar no debate sobre drenagem urbana e trabalhar a favor da população que teve a habitação prejudicada pelas chuvas. “A engenharia é um importante instrumento para a redução das desigualdades, emprestando seu conjunto de saberes técnicos e teóricos para a melhoria de vida das pessoas. Nós, do Crea-PE, estamos atentos aos problemas que atingem os pernambucanos e queremos nos colocar à disposição para ajudar na construção de ações que impactem positivamente a moradia das comunidades ribeirinhas do rio Tejipió”, disse Adriano Lucena.

Três encaminhamentos foram dados no encontro: a realização de uma reunião próxima semana com representantes do Forte e responsáveis pela elaboração do plano diretor de drenagem da cidade do Recife; visita a duas comunidades para execução do primeiro trabalho de levantamento das condições do espaço; e participação na audiência pública sobre o impacto do Rio Tejipió na cidade do Recife, marcada para o dia 3 de junho na Câmara dos Vereadores.

Rafaela Cavalcanti explica que o objetivo do projeto de extensão Habite Melhor está inserido no contexto da lei federal nº 1188 de 2008, que assegura às famílias que recebem até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

“O Habite Melhor foi criado para que a universidade ofereça a essas pessoas assessoria técnica gratuita de engenharia e arquitetura para construção ou reforma de suas moradias. Estamos articulando parceria com o Crea e o CAU para atuarmos. Enquanto corpo técnico, temos diversos alunos participando e vamos colocar todo nosso empenho em favor dessas famílias”, explica.

Para Cláudio Braga, o Crea-PE tem papel estratégico na elaboração de ações que impactem positivamente na vida da comunidade. “O Conselho, como um importante órgão de classe, pode fortalecer a luta do Fórum Popular do Rio Tejipió na medida em que nos assessora e subsidia com informações técnicas acerca dos principais pontos que defendemos: obras de dragagem, limpeza dos rios, estudos sobre alternativas habitacionais (HIS), ambientais e estruturais”, diz.