Crea-PE divulga os finalistas da primeira edição do Prêmio Inove

Os três primeiros colocados vão receber premiação em dinheiro. Solenidade vai acontecer no dia 20 de dezembro no Recife

Os finalistas da primeira edição do Prêmio Crea-PE de Inovação e Sustentabilidade, premiação lançada pelo Conselho para promover e dar visibilidade a iniciativas inovadoras e sustentáveis nas áreas das Engenharias, Agronomias e Geociências em Pernambuco, foram divulgados nesta quinta-feira (7). A ordem dos ganhadores será divulgada na solenidade de premiação, que vai acontecer no próximo dia 20 de dezembro, durante a Sessão Plenária Ordinária de 2023. O evento vai acontecer às 18h30, no auditório do Bloco B da Uninassau, no bairro do Derby.

Os três primeiros colocados foram eleitos pela Comissão Julgadora, após avaliação preliminar dos 11 projetos previamente selecionadas pela Comissão Organizadora e, análise e julgamento dos trabalhos habilitados, com base no Edital e Regulamento.

Os projetos finalistas são: EXOS – Exoesqueleto flexível e dinâmico projetado para auxiliar a coluna vertebral dos trabalhadores, de Igor Ferreira de Oliveira e João Gabriel Quirino de Lima; Módulo LoRaWAN – Monitoramento de Atmosfera Perigosa, de Augusto Cesar Cabral Santos; e Geração de hipoclorito de sódio, a partir do rejeito (concentrado) oriundo do sistema de dessalinização da água do mar utilizado para abastecimento público, trabalho de Milton Tavares de Melo Neto e Valderice Pereira Alves Baydum.

Os primeiros colocados vão ganhar premiação em dinheiro, respectivamente, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), R$ 10.000,00 (dez mil reais) e R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Os demais trabalhos foram pontuados e serão agraciados com medalhas de participação.

A criação do prêmio Inove é resultado da atuação do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), órgão ligado ao Conselho pernambucano.

Confira a classificação e as notas dos demais projetos selecionados:

4° lugar (Nota 85,89) – A aplicabilidade da Gestão Ágil e do BIM em projetos de descaracterização de barragens de rejeito / Thiago Franklin Santos de Almeida Ana Cadete; Pedro Dantas; Mateus Torres; Tarcísio Albuquerque; Lara Lis; Eduardo Cavalcanti; Roseane Soares; Pedro Lima; João Lucas Andrade; André Jabir; Lorena Oliveira.

5° lugar (Nota 81,89) – Análise técnica e econômica de resíduos de construção e demolição aplicados em pavimentação. / Andréa Batista de Farias Dias

6° lugar (Nota 79,22) – Práticas de regularização fundiária beneficentes com Associações de pequenos produtores rurais no Sertão Pernambucano. / Bruno Allyf Bezerra Lima e Antônio Henrique Cardoso do Nascimento

7° lugar (Nota 79,11) – Manual Técnico “Indicadores de Gestão Ambiental para Obras Aeroportuárias / Márcio Carneiro Boaventura

8° lugar (Nota 75,78) – Uma Startup que visa a gestão energética de forma integrada. / Solluan da Silva Marçal Nunes