Crea-PE e Associação de Geólogos discutem parcerias em cursos, debates e ações educativas

Presidente do Conselho recebeu presidente e diretora da AGP nesta sexta-feira (13) para discutir atividades conjuntas para fortalecimento da entidade, valorização profissional e trabalho de prevenção

Dentro da política da atual gestão de fortalecimento das entidades e valorização dos profissionais que fazem parte do Crea-PE, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena, discutiu, nesta sexta-feira (13), ações conjuntas com a Associação de Geólogos de Pernambuco (AGP). Na pauta, cursos de capacitação, debates sobre prevenção a riscos decorrentes de deslizamentos e enchentes, além de atividades educativas de fiscalização.

Adriano Lucena enfatizou a importância da formação continuada dos profissionais do Estado. Ele sugeriu à presidente da AGP, Lilia Albuquerque, e à diretora-secretária, Lara Tainã, a indicação de cursos de interesse dos profissionais, que podem ser oferecidos com o apoio do Crea-PE. A reunião contou ainda com a participação do superintendente Técnico e de Gestão, Nielsen Christianni.

O presidente do Crea-PE também ressaltou a importância de divulgação da mineração junto à população, com eventos em escolas e outros espaços públicos. Outra ação educativa levantada na reunião é uma fiscalização preventiva, em edifícios e condomínios, sobre a regularização de poços. Segundo Lilia Albuquerque, a perfuração indiscriminada de poços é um problema grave no Recife, principalmente em Boa Viagem.

A aproximação do período chuvoso no Estado foi outra preocupação abordada no encontro. O Crea-PE e a AGP vão discutir ações conjuntas para ajudar a sociedade na prevenção e enfrentamento do problema. A intenção é alertar sobre os riscos de enchentes e deslizamentos e as medidas que podem ser tomadas, para que não se repitam os desastres decorrentes das fortes chuvas, em maio e junho de 2022. “Precisamos dar uma resposta à sociedade, com um trabalho preventivo”, afirmou Lucena.

Adriano Lucena convidou as representantes da Associação para participar de projetos do Conselho, como o Crea na Comunidade, que hoje atende áreas carentes do Recife. O programa reúne estudantes e professores de cursos de engenharia para solucionar problemas dos moradores das comunidades de Campina do Barreto, Santo Amaro, Vila Independência, Coqueiral e Mangueira.