Crea-PE

Crea-PE e Corpo de Bombeiros iniciam diálogos para desburocratizar processos

Será criado um grupo de trabalho para destravar atividades executadas pela engenharia que precisam do aval da corporação

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco para discutir junto ao comando da corporação formas de desburocratizar os processos executados pela engenharia que precisam do aval da corporação, como obras e serviços nas áreas de projeto, instalação e manutenção de equipamentos. Ele foi recebido pelo coronel Rogério Coutinho, comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Um dos tópicos da conversa envolveu uma solicitação já conhecida dos profissionais que lidam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A ideia é que o Corpo de Bombeiros altere a exigência de renovação anual do documento para uma periodicidade equivalente à validade da inspeção estabelecida pelas Normas Técnicas Brasileiras (NBR), que pode ser de até três anos, além de reconhecer as ARTs múltiplas na vistoria de diversos equipamentos. Tais medidas reduziriam os custos do profissional e garantiriam maior celeridade na execução dos serviços.

O Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip) também entrou na pauta. O Crea-PE se ofereceu para colaborar com o Corpo de Bombeiros na revisão das resoluções que estão sendo atualizadas para aprimorar o documento. A ideia é oferecer à corporação o olhar do engenheiro para otimizar os itens técnicos típicos da formação em engenharia da qual tratam o código.

De acordo com o major Helton de Lira Zovika, do Corpo de Bombeiros, todas as solicitações serão discutidas, a partir de um grupo de trabalho, que será formado por representantes do Crea-PE e do Corpo de Bombeiros. “Para que esses avanços ocorram, é necessário adotar algumas mudanças práticas que esperamos que aconteçam o mais brevemente possível”, afirmou.

O engenheiro mecânico Washington Júnior, supervisor na empresa Ultragaz, comemorou a iniciativa: “Colocar validade nas ARTs beneficia as pessoas que não conhecem o fundamento técnico sobre o tempo de validade do serviço executado, garante para o engenheiro uma frequência de atividades dentro daquele ambiente e informa o cliente sobre os prazos a serem cumpridos. É um passo muito importante para o setor da engenharia no Estado, pois vai dar celeridade aos serviços prestados”.

“O diálogo com o Corpo de Bombeiros visa otimizar mutuamente os processos da corporação que se conectam com o ofício do engenheiro. Como ponto de partida, nos comprometemos em fazer um trabalho de revisão na forma como as ARTs são geradas pelo Sitac, de forma a regularizar os campos de atribuições preenchidos pelos profissionais, o que facilitará bastante a fiscalização dos bombeiros”, disse o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Pular para o conteúdo