Crea-PE

CREA-PE e IEJC apresentam projeto Via Verde do Agreste ao prefeito de Gravatá

Presidente do CREA-PE e diretor do Instituto Engenheiro Joaquim Correia foram recebidos nesta quinta-feira (09) no Paço Municipal para apresentar o projeto que visa transformar 45 km do trecho entre Gravatá-Bezerros-Caruaru em um equipamento de ecoturismo e lazer

Também participaram da reunião o diretor de Turismo da SECTURCEL, Patrick Serapião; a secretária executiva de Controle Urbano de Gravatá, Nathália Andrade; e o procurador da cidade, Marllon Lima

As conversas sobre o projeto Via Verde do Agreste, iniciadas na última semana no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), já avançaram. Na tarde dessa quinta-feira (09/02), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena e o diretor de Marketing do Instituto Engenheiro Joaquim Correia (IEJC), Arlindo Teles, foram recebidos pelo prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, em seu Gabinete, no Paço Municipal.

O prefeito de Gravatá foi o primeiro, dentre os três municípios envolvidos na proposta, a receber o grupo para conhecer melhor o projeto. A Via Verde do Agreste tem como objetivo transformar o trecho Gravatá-Bezerros-Caruaru da Estrada de Ferro Central de Pernambuco, uma área hoje abandonada, em um equipamento de turismo e lazer. A ideia é criar uma via de comunicação autônoma, reservada a deslocamentos não motorizados, onde as pessoas possam realizar caminhadas e passeios ciclísticos, movimentando, assim o ecoturismo e gerando emprego e renda, a partir da valorização do meio ambiente e estímulo à qualidade de vida das pessoas.

O projeto foi muito bem-recebido pelo prefeito Joselito, que destacou que o município está de portas abertas para receber projetos e novos empreendimentos. “É muito satisfatório saber que temos um grande potencial em nosso município e que pode e deve ser explorado. Receber o presidente do Crea de Pernambuco, Adriano Lucena e o diretor de Marketing do IEJC, Arlindo Teles, mostra que a nossa gestão tem credibilidade para unir forças com outros municípios e trabalhar para o desenvolvimento de nossa região. Esse é um projeto que, se executado, irá mudar a vida das pessoas, com o fomento ao ecoturismo e a geração de emprego e renda. Esse encontro foi o primeiro passo e esperamos que avance para que no futuro possamos buscar recursos para a sua execução”.

Para que o projeto possa ser executado é necessário um estudo técnico para levantamento de possíveis pontos críticos, como: queda de barreiras, áreas cobertas por vegetação, pontilhões, túneis e outras obras de arte da engenharia. O estudo também deverá contemplar os atrativos naturais, históricos e culturais do perímetro, além dos pontos de requalificação, e propor alternativas de encaminhamentos e estratégias que viabilizem a requalificação e execução do projeto.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a conversa foi animadora e agora o projeto Via Verde do Agreste será apresentado aos gestores das cidades de Bezerros e de Caruaru, para que possam, na sequência, reunir os três municípios para a realização do estudo. “A Via Verde do Agreste, além de valorizar a região, irá promover o desenvolvimento rural, o turismo e relações mais humanas entre os cidadãos, com a aproximação do seu ambiente natural e cultural”, disse Adriano.

Também participaram da reunião o diretor de Turismo da SECTURCEL, Patrick Serapião; a secretária executiva de Controle Urbano de Gravatá, Nathália Andrade; e o procurador da cidade, Marllon Lima.

Experiência Internacional: A Via Verde de La Sierra tem 36,5 KM e interliga as cidades de Puerto Serrano y Olvera, na região de Andaluzia, na Espanha. As antigas estações de trem foram transformadas em restaurantes e pontos de apoio aos turistas. A inciativa já ganhou diversos prêmios, como: 1° Prêmio Europeu de “Plano de Adaptação e Acessibilidade Universal”, outorgado pela Associação Europeia de Vias Verdes, Prêmio Europeu de Excelência em Vias Verdes.

Skip to content