Crea-PE conclui formação das Comissões Permanentes e Especiais para o exercício 2023

Na 3ª Plenária, que aconteceu nesta quarta-feira (8) foram definidos os integrantes de cinco comissões. Processo de escolha dos integrantes do Colegiado deve ser concluído até 5 de março

O Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) encerrou, nesta quarta-feira (8), o ciclo de formação das Comissões Permanentes e Especiais para o exercício de 2023. Na 3ª reunião Plenária do ano, foram escolhidos os titulares e suplentes das Comissões Permanentes de Orçamento e Tomada de Contas, Renovação do Terço, Meio Ambiente, Acessibilidade Ambiental e Divulgação. Também foi eleito mais um integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP).

Foram escolhidos também os representantes do Plenário em cada uma das seis câmaras temáticas do Crea-PE. A escolha, nesse caso, foi feita entre os conselheiros que não fazem parte daquelas respectivas câmaras. Além disso, foi eleito mais um membro de Engenharia Civil para a comissão de Educação e Atribuição Profissional e Ética Profissional. Isso porque já tinham sido escolhidos, no último dia 26 de janeiro, na 2ª Reunião Plenária Extraordinária, os demais membros da comissão citada. Na ocasião, também foram eleitos os representantes das Comissões Especiais do Mérito, Gestora do Crea Jr-PE e a Eleitoral.

A 1ª Reunião Plenária do Crea-PE aconteceu nos dias 20 e 21 de janeiro, no auditório da Fundação Gilberto Freyre. No evento, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria do Crea-PE e dos novos conselheiros, homologação da eleição dos coordenadores do Crea Júnior-PE e a definição do calendário das reuniões de 2023.

Para encerrar todo o processo de formação do Colegiado do Crea-PE falta apenas a posse de alguns conselheiros, que irão integrar as Câmaras Especializadas. Esse procedimento deve ser concluído até o dia 5 de março, quando termina o prazo para encaminhamento da relação dos integrantes do Plenário, Câmaras Especializadas e Comissões ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O Colegiado do Crea-PE é formado pelo Plenário, Câmaras Especializadas e Comissões (Permanentes e Especiais). O Plenário é formado por 51 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representantes das modalidades das engenharias, Agronomia e Geociências com representação no Crea-PE. Os conselheiros são indicados pelas entidades de classe e instituições de ensino e têm mandatos de três anos, renováveis por igual período. Todos os anos, um terço do Plenário é renovado.