Crea-PE e UFPE assinam acordo de cooperação técnica

Parceria entre as entidades prevê projetos para formação profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas

A formação profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas ganhou um reforço de peso. O Crea-PE e a UFPE assinaram na última terça-feira (30) um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto BIM Pernambuco e outras atividades voltadas para a capacitação destes profissionais.

O acordo de cooperação prevê a realização do curso de Especialização BIM: Projeto e Fabricação Digital no Ambiente Construído, com 400 horas/aula, para capacitar 40 profissionais, visando a disseminação do modelo BIM. Building Information Modeling, ou simplesmente BIM, é uma mudança de cultura e de prática da construção. Uma modelagem que atualiza o jeito de fazer e pensar nos projetos, bem como nas suas soluções.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, disse que o Conselho deve ocupar o papel de formação do profissional do futuro. Como ex-aluno da UFPE, ele destacou que a engenharia deve ajudar a transformar a vida das pessoas e formar cidadãos conscientes. Lucena, à frente do Conselho, vem buscando com sua gestão um Crea mais atuante para os profissionais e a sociedade.

O professor Max Lira Veras Xavier de Andrade, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, coordenador do projeto BIM na Universidade e do curso de especialização, destacou que a parceria estabelece relações mais próximas com o mercado. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, enfatizou que a UFPE é a segunda universidade brasileira selecionada pelo Ministério da Economia para implementar uma Célula BIM.

O acordo foi assinado numa solenidade realizada no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade, na presença do reitor Alfredo Gomes e do presidente do Crea. Participaram do evento também Roberto Muniz, coordenador adjunto do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea; Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do conselho, a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, e a professora Cristina Griz, vice-coordenadora do curso de especialização BIM, além de alunos já matriculados no curso.

*Com informações do Site de Notícias da UFPE