Crea-PE e UFPE confirmam parceria para viabilizar Memorial da Engenharia de Pernambuco

Instituição será a primeira do gênero no Brasil e vai funcionar como espaço de produção de conhecimento e preservação da memória das Engenharias

O Crea-PE, sob a liderança do presidente, Adriano Lucena, e a Universidade Federal de Pernambuco, representada pelo reitor, Alfredo Gomes, e pelo vice-reitor, Moacyr Araújo, deram, nesta terça-feira (9), um passo fundamental para a concretização do Memorial da Engenharia de Pernambuco – o primeiro do gênero a ser instalado no Brasil. Em apoio à valorização das entidades de classe e dos profissionais, o Conselho está se unindo à UFPE para reformar o prédio que abrigou o primeiro curso de Engenharia do Nordeste e o 4º do País. O projeto resgata não só a memória, como representa um forte atrativo para impulsionar o mercado imobiliário e a revitalização da área central do Recife.

O Memorial vai funcionar na Rua do Hospício. O prédio abrigou a Escola de Engenharia, entre os anos de 1945 e 1966. “Precisávamos de uma solução para dar forma ao Memorial da Engenharia, um espaço aguardado e que vai servir a muitos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-PE. “Saímos desse encontro com a certeza de que o projeto vai ser, enfim, realizado. A partir da nossa gestão, no Crea, iremos comandar o projeto executivo. Estamos unindo forças para entregar ao Recife e a Pernambuco o primeiro memorial da engenharia do Brasil”, destacou Adriano.

O presidente do Crea-PE lembrou ainda que o Memorial da Engenharia está situado num corredor cultural do Recife, que inclui o Teatro do Parque, a casa de Clarice Lispector, o Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e Rua da Aurora. Por meio da parceria, o Crea entrará com o investimento inicial para viabilizar o projeto. Como contrapartida, parte do prédio terá espaço para o Conselho, as entidades de classe e seus profissionais.

“Foi uma reunião excelente. A parceria com o Crea possibilita a recuperação e requalificação do espaço”, celebrou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.  “É um projeto que trata da memória da primeira instituição voltada para as Engenharias em todo o Norte/Nordeste. Isso já dá a dimensão de sua importância. A participação do Crea-PE, que é a casa dos engenheiros, é imprescindível”, avaliou o engenheiro Maurício Pina.

Voltado ao resgate e à preservação da história das Engenharias, o espaço também pretende funcionar como centro de formação e difusão de conhecimento, promovendo e estimulando o convívio entre os profissionais e estudantes da área. Também servirá para abrigar acervos de engenheiros que fizeram história em Pernambuco, como Pelópidas da Silveira,  prefeito do Recife por três vezes, o primeiro eleito pelo voto direto e reconhecidamente um dos mais importantes gestores que se dedicaram ao planejamento da cidade,  e Jaime Gusmão Filho, engenheiro premiado, professor emérito da UFPE, ex-presidente do Crea-PE e referência no Brasil na área de gestão de riscos em encostas urbanas.