Crea-PE e UFPE estabelecem parcerias para Memorial da Engenharia em Pernambuco

Projeto da universidade prevê resgate da história da engenharia no Estado em um edifício no centro do Recife; Conselho se colocou à disposição para colaborar

No número 371 da Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, encontra-se o prédio onde funcionou de 1919 a 1967 a Escola de Engenharia de Pernambuco. Desde então, a escola foi transferida para o campus da UFPE, onde forma engenheiros até hoje. Para cuidar da história desta instituição centenária – criada em 1895, bem antes de se instalar na Rua do Hospício – existe um projeto de criação do Memorial da Engenharia em Pernambuco. Para discutir sobre este assunto reuniram-se na manhã desta quinta-feira (1º) o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o reitor Alfredo Gomes. Participaram ainda o vice-reitor, Moacyr Cunha de Araújo Filho, o pró-reitor Oussama Naouar e o assessor especial da presidência do Conselho, Flávio Domingues.

O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes do projeto e firmar parcerias entre a Universidade, proprietária do espaço, e o Conselho, que congrega os engenheiros de Pernambuco. A ideia é que haja uma mobilização no sentido de captar recursos e parcerias, disse Adriano Lucena: “Esta reunião serviu para colocarmos o Crea a serviço da UFPE e da sociedade através do fortalecimento da engenharia. Fazem parte do universo do Conselho diversos atores que têm interesse em colaborar em um projeto tão importante como este e iremos fazer o nosso papel. Afinal, em Pernambuco corre a veia forte da inovação, mas não podemos deixar de pensar em nosso passado, pois é através dele que podemos construir um futuro melhor”.

A Escola de Engenharia de Pernambuco foi a primeira instituição de ensino de engenharia do Norte e Nordeste do País e, para resgatar esta história, o Memorial será uma instituição não só voltada para a preservação da memória, mas também para fins educativos e culturais. O espaço contará com o Museu da Engenharia, a Biblioteca da Engenharia, o Centro Cultural da Engenharia, o Centro de Estudo e Pesquisa da História da Engenharia em Pernambuco e um núcleo de educação continuada com auditórios e salas de aula, visando promover a atualização dos profissionais e o debate de temas relevantes de interesse para o desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil.

“Através dessa parceria com o Crea-PE vamos criar as condições necessárias para angariar recursos e patrocínios necessários para que esse projeto aconteça o quanto antes. O Memorial tem o objetivo de reverenciar o passado e construir o futuro, sendo o primeiro projeto no Brasil criado com esta finalidade no campo da engenharia. É uma luta que já vem de alguns anos, mas que agora está mais perto de se materializar devido à participação de instituições tão importantes como o Crea”, contou Maurício Pina, professor aposentado do Departamento de Engenharia Civil da UFPE e responsável pelo projeto do Memorial da Engenharia.