Crea Convida desta terça discute arborização urbana e a qualidade ambiental das cidades

Participam da live os engenheiros agrônomos Pedro Mendes Castro e Ana Rita Leandro dos Santos

Não dá para falar de desenvolvimento sustentável sem considerar o plantio de árvores, que é uma das soluções mais simples para ajudar a conter o aumento da temperatura global. O incentivo à arborização tem impacto direto no aumento da qualidade de vida das pessoas. Nesta terça-feira (06), o Crea Convida recebe os engenheiros agrônomos Pedro Mendes Castro e Ana Rita Leandro dos Santos para discutir a “Arborização urbana e a qualidade ambiental das cidades”. O encontro será transmitido no Youtube do Crea-PE, às 19h.

Uma das palestrantes, a professora do IFPE Petrolina Ana Rita Leandro dos Santos vai abordar como as árvores dialogam com o ambiente, além dos desafios da arboricultura nas pequenas e grandes cidades. Ela vai discutir também como a ciência pode auxiliar no desenvolvimento da arborização urbana. Ana Rita tem mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, é doutoranda na mesma área pela Universidade Técnica de Lisboa. Como professora do IFPE desenvolve projetos de pesquisa e extensão em parceria com outras instituições.

A edição desta terça-feira contará também com a palestra do engenheiro agrônomo Pedro Mendes Castro. Formado pela Universidade Federal de Viçosa, com especialização em Gestão de Recursos Hídricos, ele é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Com grande experiência no mercado, Pedro Mendes vai mostrar os muitos benefícios que a arborização traz para a vida nas cidades, passando pela redução de extremos de calor, retenção e sequestro de poluentes atmosféricos, retenção da água de chuva e redução de seu escoamento superficial, chegando até à melhoria da saúde física e mental dos seres humanos.

O Crea Convida acontece todas as terças-feiras, às 19 horas, no canal do Crea Pernambuco no Youtube. A conversa, em formato de live, tem como objetivo trazer para a sociedade os debates da engenharia. Na semana anterior, o programa contou com a participação da engenheira química Juliana Coelho, gerente geral dafábrica da Jeep-PE, em Goiana. Ela falou sobre liderança feminina e a importância da inclusão das mulheres na indústria. Todas as lives ficam salvas no canal e podem ser visualizadas mesmo após a transmissão.