Crea-PE faz balanço da gestão e homenagens na última Sessão Plenária Ordinária de 2022

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (22), na Fundação Gilberto Freyre, e reuniu diretores, conselheiros, estudantes, entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea Mútua e colaboradores

A última Sessão Plenária Ordinária de 2022 do Crea-PE foi marcada por homenagens e um balanço da gestão em 2022. A solenidade aconteceu, na noite desta quarta-feira (21), no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. O evento foi de celebração, mas também de reafirmar o papel do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia junto à sociedade e de valorização profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas.

Adriano Lucena abriu a Sessão Plenária na mesa formada pelo 1º vice-presidente, Stênio Cuentro; a 2ª vice-presidente, Giani Camara; o 1º diretor administrativo, Pedro Paulo Fonseca; a 1ª diretora financeira, Magda Cruz; o 2º diretor financeiro, Isaac Araújo Brito, e o diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Sales. Na plateia, futuros profissionais e familiares, representantes de entidades ligadas ao Sistema Crea/Confea e Mútua, ex-conselheiros e colaboradores do Crea-PE.

Na abertura, o presidente do Crea-PE fez um balanço da gestão 2022. Adriano Lucena falou sobre ações desenvolvidas pelo Conselho, como o Crea Comunidade, o Crea Desenvolve, o Sextou e o lançamento de livros de interesse da engenharia. “Levamos a engenharia para quem mais precisa com o Crea na Comunidade. No Crea Desenvolve, juntamos vários vetores para o debate nas regiões em desenvolvimento. Lançamos dois livros”, disse Lucena. “Fizemos pouco para o que queríamos, mas muito no que poderíamos fazer”, completou.

Adriano Lucena ressaltou o papel do Crea-PE, uma instituição com quase 90 anos de história, de luta e resgate da engenharia. Lembrou que a instituição defende bandeiras de inclusão e valorização dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências. O presidente do Crea-PE disse que a solenidade é importante também pelo reconhecimento aos estudantes que se destacaram em seus cursos e convidou os jovens a participarem mais ativamente do Crea-PE.

Homenagens

Os estudantes laureados das Aesga, Faciagra, Unicap, FBV, UFPE, UFRPE, IFPE e Escola Politécnica (UPE) – receberam o Diploma do Mérito. Essas instituições de ensino oferecem cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea e Mútua e têm assento no Conselho. Para os diretores da atual gestão, ex-conselheiros, o Crea Júnior e entidades ligadas ao Crea-PE foram entregues certificados.

Maria de Pompéia Lins Pessoa recebeu uma dupla homenagem pelos serviços prestados à engenharia, com as medalhas do Mérito Lauro Borba e do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira. Também foram contemplados com medalhas, Telga Gomes de Araújo Filho (in memoriam), Joseline Carneiro Leão, Maria de Fátima Pereira de Sá, e a Associação dos Engenheiros Agronômos do Sertão de Pernambuco (Assea).