Crea-PE

CREA-PE homenageia o dia do Cartógrafo em evento virtual nesta quinta-feira

Evento “Cartografia: presente, passado e futuro” marca o Dia do Cartógrafo, comemorado nesta quinta-feira (06). Evento será transmitido a partir das 17h, no canal do Crea-PE no YouTube

Uma das profissões mais antigas da humanidade, mas também uma profissão que lida com o que há de mais avançado nas mais avançadas das tecnologias. Sim, falamos dos cartógrafos e o Crea-PE está fazendo uma homenagem ao profissional da cartografia nesse dia 6/5, a partir das 17h, em um evento virtual com a participação dos engenheiros cartógrafos Fábio Fernandes da Silva e Roberto Quirino de Oliveira e da engenheira cartógrafa Márcia Matos Carneiro. Evento será transmitido pela TV Crea-PE, o canal do Conselho no YouTube.

Cartografia: presente, passado e futuro fará uma viagem no tempo, indo para a época em que a cartografia chegou a Pernambuco com os cientistas do Governador do Brasil Holandês, João Maurício de Nassau-Siegen, e avançará no tempo indo ao estágio atual da profissão, dos cursos de formação, das tecnologias disponíveis e o que ainda está por vir.

Dentro das ações de comemoração, um vídeo apresentará uma relíquia do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, o IAHGP. O Atlas Vingboons foi feito em meados do século XVII, pelo cartógrafo do mesmo nome, que mapeou toda costa do Brasil em apenas 7 anos. Um documento incrível que só nos faz pensar: eram os cartógrafos astronautas?

Pular para o conteúdo