Crea-PE incentiva projeto para implantação de VLT na Mata Sul do Estado

Recife, 3 de abril de 2013

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, e o assessor de Planejamento do Conselho, Romildo Florentino, estiveram reunidos, no início da noite da segunda-feira (1º), na sede do órgão, com o prefeito do município de Ribeirão (a 87 quilômetros do Recife), Romeu Jacobina, quando discutiram a viabilidade de implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região da Mata Sul, com vistas a atender à população das cidades de Escada (distante 59,5 quilômetros da Capital), Gameleira (a 99 quilômetros do Recife) e Ribeirão, atualmente, consideradas cidades dormitório dos trabalhadores do Porto de Suape.

O presidente José Mário garantiu que irá colaborar na promoção dos encontros que se façam necessários entre prefeitos e outros atores, referendando o pleito e promovendo ações que ajudem a viabilizar a implantação do projeto. “A implantação do VLT, que tem capacidade para transportar 30 mil passageiros por dia, representa a criação de um corredor importante para o desenvolvimento do Estado e da Região”, destacou o presidente.

Por ter sido funcionário tanto da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) como do Metrô do Recife (Metrorec), o assessor Romildo pôde contribuir com informações mais detalhadas de como se dá a seção das linhas, assim como detalhes acerca das estações e ainda de como fazer tudo operar respeitando as áreas de preservação do entorno.

Dentro dos próximos dias, devem também participar de reuniões com José Mário e com Romildo Florentino, os prefeitos dos outros dois municípios que deverão integrar a linha.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE