Crea-PE marca presença na posse da nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciência

Evento aconteceu no auditório do Instituto Aggeu Magalhães e contou com a presença de várias autoridades do Estado

O presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, esteve presente na posse da nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciências (APC). A cerimônia aconteceu, nesta sexta-feira (20), durante a programação do III Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia, no auditório do Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz, localizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A nova gestão será presidida pelo acadêmico da UFPE, Anderson Stevens Leonidas Gomes. Integram a diretoria: Aronita Rosenblatt (1ª Vice-Presidente), Helinando Pequeno de Oliveira (2º Vice-Presidente), Alex Sandro Gomes (Secretário Geral), Edvania Gomes (1ª Secretária), Leonor Maia (2ª Secretária) e Maria dos Santos (Tesoureira).

A Academia Pernambucana de Ciências foi fundada em 7 de janeiro de 1978 e é uma sociedade civil, laica, sem fins lucrativos nem político-partidários, de natureza técnica, científica e educacional.

O presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo, integrou a mesa de solenidade ao lado da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos; o ex-reitor da UFPE e presidente da APC, Anísio Brasileiro; o diretor do Aggeu Magalhães, Pedro de Miguel dos Santos; a presidente da Facepe, Maria Fernanda Pimentel Avelar; o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo; o deputado federal Lucas Ramos e outras autoridades.

A ministra Luciana Santos falou sobre a importância da cerimônia acontecer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “A nossa necessidade hoje é a de aproximar a Ciência da população, principalmente, quando se precisar afirmar o obvio, que é a relevância da Ciência como ferramenta de soluções para os desafios nacionais”, pontuou.

Prêmios – Durante o evento, houve o reconhecimento da produção cientifica de pesquisadores pernambucanos. Foram entregues os Prêmios Ricardo Ferreira e Naíde Teodósio para cientistas seniores. Já os jovens cientistas foram agraciados com os Prêmios Romero Marinho de Moura e Sueli Lins Galdino.