Crea-PE participa de Colégio dos Presidentes em Fortaleza

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, está em Fortaleza para participar da reunião do Colégio de Presidentes, que acontece entre os dias 1º e 3 de setembro. O encontro reúne as principais lideranças dos Creas de todo o Brasil e tem o objetivo de alinhar as atividades na defesa dos profissionais das engenharias, agronomia e das geociências.

A abertura do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua  ficou por conta de Emanuel Maia Mota, presidente do Crea-CE e anfitrião do evento. O primeiro dia ficou marcado pela apresentação dos resultados das mais recentes lutas do sistema pela valorização profissional, especialmente as pautas do Congresso Nacional referentes ao piso salarial e a ART profissional. O presidente do Confea, Joel Krüger, fez um balanço desse processo e avaliou como positivo os resultados obtidos até agora.

Adriano Lucena, em seu discurso, destacou as articulações realizadas pelos conselhos para a valorização profissional, como os diálogos e argumentos técnicos propostos a senadores, deputados e à sociedade civil sobre a MP 1040/2021.

O presidente do Crea-PE apresentou as ações que o Conselho tem estruturado em Pernambuco, como o processo para realização de campanha de valorização profissional; diligência quanto aos aos editais de contratação, a fim de atuar judicialmente contra os casos de descumprimento do salário mínimo profissional; os debates semanais realizados no Crea Convida e através do Comitê Tecnológico Permanente (CTP).
Outro ponto levantado por Lucena diz respeito à defesa feita pelo Crea-PE a respeito da conclusão da obra da Transnordestina, tema, inclusive, em debate nesta quinta-feira (2) na TV Crea-PE

“O Colégio de Presidentes é uma oportunidade importantíssima para todo o Sistema Confea/Crea, pois é possível estreitar o diálogo e trocar experiências exitosas Brasil afora. É um momento de integração que permite aprofundar a compreensão dos desafios nacionais das engenharias, agronomia e geociências e propor ações alinhadas com a nossa nobre missão de fortalecer os profissionais que representamos”, disse o presidente Adriano Lucena.