Crea-PE

Crea-PE participa de reunião do Cedes/Recife para a reconstrução de áreas atingidas pelas chuvas

No encontro, foi assinada lei para captação de R$ 1,3 bilhão junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para viabilizar as ações

Crédito: Edson Holanda/PCR

A pauta de reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (Cedes/Recife) realizada na última quarta-feira (14) está diretamente ligada à contribuição do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) dentro do Cedes e para a sociedade. No encontro, onde o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, esteve presente, o prefeito João Campos , sancionou Lei para captação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos, na ordem de R$ 1,3 bilhão, são para a reconstrução de áreas atingidas pelas fortes chuvas deste ano e urbanização de comunidades vulneráveis.

“É importante que a gente democratize as contratações com essas verbas que virão, com as diversas empresas da nossa região, do nosso Estado. Para que elas possam desenvolver esses projetos, realizar essas obras, gerando emprego e renda à população”, pontuou Adriano Lucena. A Lei sancionada vai viabilizar o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental – ProMorar. A assinatura durante a reunião reforça a importância da prática do diálogo contínuo e intenso entre sociedade civil e poder público no intuito de superar os desafios vivenciados pelos recifenses.

“Eu não tenho nenhuma dúvida de que o dia de hoje, essa assinatura, é decisiva para o que vem pela frente no Recife. Quando a gente receber a operação, em março do ano que vem, a gente já vai ter contrato para assinar a ordem de serviço e iniciar obras na cidade inteira. Fizemos esse cronograma e a gente está muito otimista com a realização dele. De fato, a gente traz isso aqui hoje para oficializar e poder ouvir o que o Conselho tem a dizer”, anunciou o prefeito João Campos.

A terceira reunião do Conselho foi iniciada com uma apresentação do secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, sobre as fortes chuvas que caíram este ano na cidade. Na pauta, as ações de prevenção adotadas pela Prefeitura, resposta emergencial e recuperação da infraestrutura.

Na sequência, a secretária executiva de Captação de Recursos, Beatriz Menezes, apresentou o ProMorar, que tem como objetivo contribuir para a solução dos problemas de infraestrutura e impactos ambientais e sociais que afetam a população residente em áreas de vulnerabilidade socioambiental do Recife. A iniciativa vem para proporcionar segurança, melhoria da qualidade de vida e a mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas à população recifense.

Dentro desta pauta, o Crea-PE vem realizando eventos e debates para contribuir com soluções viáveis para equacionar os problemas causados pelas fortes chuvas, além de indicar caminhos preventivos para evitar novas tragédias. “Estamos sempre dispostos ao bom diálogo, com a contribuições de especialistas para a construção de uma cidade inclusiva, onde seus moradores tenham o sentimento de pertencimento ao local”, pontuou Lucena.

Entre as ações previstas no ProMorar estão a realização de obras estruturadoras de habitação popular e para a melhoria da drenagem da cidade, com foco na mitigação dos alagamentos causados pelo aumento do nível dos rios, além da implementação de um grande plano de construção de encostas a fim de evitar deslizamentos em áreas de morro.

“O ProMorar é a maior operação de crédito da história da cidade do Recife e a maior operação do BID de urbanização na América Latina, portanto no mundo. Esse é o maior projeto em curso da instituição financeira no Brasil, que vai ser investido nas áreas vulneráveis, social e geograficamente da cidade do Recife. Recursos que vão transformar a vida de muitos recifenses que sofreram grandes impactos das chuvas desse ano e que vêm historicamente sofrendo com as chuvas”, assegurou o secretário executivo de Inovação Urbana que coordena as reuniões do Cedes, Marcos Toscano.

Essa transformação do Recife proposta pelo ProMorar no Recife é inspirada em cidades como Iztapalapa, no México, que nos últimos anos vem fazendo investimentos no município via projetos sociais e urbanização integrada, como destacou, via teleconferência, a prefeita Clara Brugada. “Com muito orgulho, compartilhamos com a cidade e com o Conselho a experiência que construímos aqui para ajudar as cidades-irmãs da latino-america. Somos a segunda prefeitura com mais habitantes em todo o país”, falou a prefeita.

Na sua apresentação, Clara Brugada destacou: “A lição que tomamos aqui, foi a partir da concentração da pobreza urbana, uma demarcação que está na periferia da Cidade do México. Uma zona historicamente abandonada. Quando chegamos ao governo, encontramos uma situação de violência muito grande. Agora, depois das intervenções urbanas e sociais, conseguimos mudar a realidade local, para garantir segurança, especialmente para as mulheres. Ativamos projetos integrais, com espaços para todas as pessoas. Estabelecemos o Urbanismo Social, grande projeto para melhorar a vida das comunidades, criando espaços de encontro e convivência para toda a população”.

“Foi interessante ouvir o relato da prefeita Clara Brugada dos diversos experimentos e ações concretas que deram certo na sua cidade, onde tem o propósito de mudar o conceito. Não fazer apenas os projetos de contenções com lonas, muro de arrimo. Mas trazer o morador para participar dessa construção, com os profissionais habilitados, engenheiros, geocientistas para que pudesse humanizar as alternativas”, salientou Lucena.

O presidente do Crea ainda pontuou: “Parece ser um caso que deu certo e este dar certo torna a cidade mais arborizada, mais democrática, uma sociedade inclusiva, numa cidade inclusiva. Isso precisa de arborização, de drenagem, de espaços para as pessoas e é possível viver assim. Nesse encontro, a gente viu projetos bem sucedidos, bem implantados de uma forma que o colorido, as cores, as representações tornassem a cidade mais agradável. É isso o que nós precisamos fazer no Recife, fazer na cidade são ações em que o morador seja o ator principal porque é ele quem vai viver ali as 24 horas. Essa participação nas soluções é fundamental”. Lucena finalizou: “A gente saiu desse encontro muito esperançoso de dias melhores num futuro muito breve”.

Com informações do site da Prefeitura do Recife.

Pular para o conteúdo