Crea-PE participa de eventos em Petrolina

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, falou, no dia 14 de junho, sobre os papeis dos técnicos, tecnólogos e engenheiros do Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento do país para alunos e profissionais do Instituto Federal de Pernambuco, em Petrolina.
José Mário esclareceu dúvidas relacionadas aos diversos procedimentos legais e aos currículos das universidades e das escolas técnicas. O presidente ainda destacou o trabalho realizado pelo IFPE, que está sob a direção de Artidônio Araújo, na formação profissional.
“É preciso destacar bem as competências de cada profissional, para que não haja sombreamentos entre as atividades dos técnicos, dos tecnólogos e dos engenheiros”, ressaltou o presidente.
Estavam presentes o conselheiro e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Petrolina (Assea), Armando Ferreira do Nascimento, o inspetor Urbano Lins e o superintendente Roberto Arrais.
Depois da palestra, o presidente foi à sede do Crea-PE para participar da abertura da capacitação dos técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos sobre “Receituário Agronômico on-line”. Coube ao assessor do Crea-PE Fábio Virginio as explicações sobre o procedimento pela internet.
Na sexta-feira, José Mário Cavalcanti, junto com Armando Nascimento e Urbano Lins, visitou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, para discutir os projetos de mobilidade urbana, a fruticultura irrigada, o programa de habitação popular e o Projeto Nova Semente. Sobre mobilidade urbana, o presidente destacou a necessidade da reestruturação do transporte público de passageiros e sobre o projeto de construção de um sistema de Veículo Leve sobre Trilho (VLT).
No encontro, foi acordado entre as partes que haverá assinatura de termo de cooperação técnica, para que sejam trabalhados os interesses comuns. Em relação ao salário base, o prefeito destacou que houve um aumento para os engenheiros de R$ 650,00 para R$ 4.610,00. “Atitude como essa valoriza as atividades dos engenheiros, profissionais importantes no processo de desenvolvimento que vem ocorrendo em Petrolina nesse instante”, disse José Mário. Além disso, foram discutidas as possibilidades de implantação da assistência técnica e da exigência das ARTS das obras contratadas pela prefeitura.
Ficou também definido também um encontro a ser promovido em 16 de julho onde serão discutidos temas voltados para as questões ambientais.