Crea-PE realiza primeiro encontro com as Inspetorias em Serra Talhada

Inspetores conheceram a atuação do Conselho em várias frentes, como a mediação de conflitos, a campanha para retomada de obras paralisadas, a reforma e adequação dos prédios das inspetorias e o plano de fiscalização

O primeiro Encontro de Integração da Presidência com as Inspetorias de 2023 foi uma oportunidade de conhecer a atuação do Crea-PE em várias frentes. O presidente do Conselho, Adriano Lucena, relatou o avanço na mediação do conflito que envolve o Condomínio Ecovilla Yapotan, em Jaboatão dos Guararapes, o apoio à retomada de obras paradas, e a entrega, reforma e projetos dos prédios das inspetorias no Estado. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (16), em Serra Talhada, no Sertão do Estado.

Na abertura dos trabalhos, Adriano Lucena, relatou a agenda com deputados federais da bancada pernambucana, em Brasília, na busca de recursos para resolver o problema do condomínio. Segundo ele, o papel crucial do Conselho é de ser mediador na solução de conflitos. “O Crea não está medindo esforços em busca de soluções”, afirmou.

O presidente falou sobre a retomada obras do campus da Universidade Federal Rural (UFRPE), no Cabo de Santo Agostinho, suspensas há quatro anos, onde já foram gastos cerca de R$ 150 milhões. Segundo Lucena, o Crea-PE está focado na pauta das obras paralisadas e iniciou conversações com a bancada federal.

Adriano Lucena lembrou dos debates promovidos pelo Conselho, através do Crea Convida e do Crea Desenvolve, e convidou os inspetores a colaborarem para intensificar esses programas, que são de interesse da sociedade. O presidente pediu ainda a colaboração dos inspetores para ampliar o trabalho de fiscalização educativa. “O Crea não é um canal de arrecadação, mas de prestação de serviços, e precisamos construir isso de forma colaborativa com as Inspetorias”, concluiu.

Inspetorias com nova identidade visual

As Inspetorias do Crea-PE estão com novo visual, em novo endereço ou com projetos para reforma. As mudanças nas condições de trabalho e atendimento, dentro dos padrões Crea 4.0, foram apresentadas aos inspetores pelo presidente Adriano Lucena no encontro. O objetivo do Conselho é oferecer espaços mais adequados para prestar serviços aos profissionais e melhorar o ambiente de trabalho. As ações também atendem demanda das Inspetorias, que totalizam 17 em atividade, mais a de Vitória de Santo Antão, que está prestes a ser inaugurada.

O Crea-PE está entregando novas unidades regionais, como em Caruaru e Paulista, que passa a funcionar no Shopping North Way, ou prédios reformados, no caso de Petrolina e Salgueiro. Também foram realizadas em algumas Inspetorias a padronização visual interna e de fachadas, alteração no layout, aquisição de equipamentos e mobiliário. Adriano Lucena apresentou ainda o projeto de reforma ou adequação de espaço de algumas Inspetorias, como Palmares e Garanhuns.

Plano anual de Fiscalização

O gerente de Fiscalização, Nailson Pacelli, fez a apresentação do plano anual das fiscalizações, que contam com apoio das Inspetorias. Pacelli lembrou que serão realizadas alterações no planejamento de 2023, que foi concebido no ano passado. Nielsen Christianni, superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, ressaltou a importância de se realizar um planejamento que cubra todo o Estado, incluindo os municípios pequenos, e do aumento na emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), a partir de ações de fiscalização educativa.

Os inspetores definiram o calendário de reuniões até julho. A próxima será em março, na Inspetoria de Garanhuns. Em abril, os inspetores se reúnem com a Presidência em Santa Cruz do Capibaribe. No mês de maio, a reunião será na sede, no Recife. Petrolina recebe o encontro em junho, e Araripina será a anfitriã em julho.