Profissionais e estudantes de Serra Talhada, no Sertão, realizam debate com o Crea-PE

Encontro aconteceu na Faculdade de Formação de Professores, onde foram apresentados o papel e as ações do Conselho em prol dos engenheiros, agrônomos e geocientistas e contou com perguntas, críticas e sugestões da plateia

O engenheiro agrônomo Genicélio Cordeiro de Souza participou do Encontro do Crea-PE com profissionais e estudantes, em Serra Talhada, na noite desta quinta-feira (16), na expectativa de receber atualizações sobre o mercado profissional. Mas ele também cobrou do Conselho mais envolvimento com o setor rural e proximidade com a universidade.

Assim como Genicélio Souza, o público presente no auditório da Faculdade de Formação de Professores (Fafop) ouviu a diretoria do Crea-PE, tirou dúvidas, fez críticas e sugestões, além de debater sobre o papel do Conselho, o apoio das Inspetorias e a valorização profissional, entre outros temas.

Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, destacou a importância de ter profissionais formados em diversas cidades do interior. O presidente falou sobre a acessibilidade na educação, e a inclusão através de meios como a internet e o ensino à distância. “O País está perdendo grandes nomes na engenharia porque não abre oportunidades”, destacou.

A engenheira agrônoma Darliclécia Fernandes defendeu a utilização da Inspetoria como cowork para os autônomos atuarem e a importância de fortalecer as relações entre o Conselho e os profissionais. Já o engenheiro eletricista Jurandir Nogueira, que não conhecia a atuação do Crea-PE, considerou de extrema importância a luta pelo salário mínimo profissional.

A possibilidade de capacitação despertou o interesse de Ronaldo Robson, engenheiro civil e de segurança no trabalho, em conhecer melhor o Crea-PE. Com a mesma expectativa, o estudante de Engenharia Civil Davidson Lima reforça a importância de o Conselho fazer contato com os futuros profissionais.

Além de Adriano Lucena, participaram do encontro os vice-presidentes Clóvis Segundo e Pedro Paulo Fonseca; o superintendente Técnico e de Gestão, Nielsen Christianni; a inspetora coordenadora de Serra Talhada, Thaysa Silva; o gerente de Fiscalização, Nailson Pacelli; e representantes de Inspetorias.