Crea-PE realizou encontro microrregional preparatório para o CEP-PE inédito com as 10 entidades de classe registradas no Conselho

Evento aconteceu na última segunda-feira (18), no auditório da sede do Crea, onde foram eleitos três delegados do encontro

CEP Entidades

Numa atitude inédita e de fortalecimento às entidades de classe, o Crea de Pernambuco abriu espaço para ouvir as propostas dos profissionais ligados às suas entidades. Para isso, realizou na noite desta segunda-feira (18) o encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) com as 10 entidades de classe registradas no Conselho.

Na abertura, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, reforçou que o encontro de hoje é diferente dos CEPs anteriores. “Aquilo que a gente diz, fala, mas ao mesmo tempo constrói de forma concreta as ações de fortalecimento das entidades. Esse encontro é o encontro para a gente ouvir as entidades, saber as suas propostas, saber as suas críticas para que a gente possa construir um Crea que a gente quer, com a participação de todos os profissonais”, destacou Lucena.

Foram enviados convites para os presidentes da seguintes entidades: Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF); Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE); Associação dos Engenheiros Ambientais e dos Engenheiros Ambientais Sanitaristas de Pernambuco (AEAMBS-PE); Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (AESPE); Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP); Associação Nordestino-Brasileira de Engenharia de Minas (ANBEM); Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Sertão de Pernambuco (ASSEA); Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Pernambuco (IBAPE-PE); Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (SENGE-PE) e Associação Brasileira de Engenheiros Civis Departamento de Pernambuco (ABENC-PE).

Lucena presidiu a mesa de abertura, acompanhado do coordenador do 11º CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior, e da diretora administrativa da Mútua-PE, Rosely Ângela de Souza Monteiro. Na sequência, o coordenador nacional dos CEPs, Renato Muzzolon Júnior, deu uma palestra virtual para os presentes falando sobre o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema Confea/Crea e seus congressos regionais.

Muzzolon explicou que o primeiro CNP aconteceu em 1993 e, simbolicamente, este ano serão comemorados 30 anos de CNP, já que o congresso é realizado a cada três anos. Na sua fala, Muzzolon adiantou aos palestrantes que o Confea tem uma ferramenta onde os profissionais podem acompanhar o andamento das propostas aprovadas nos dois últimos CNPs. Saber em que estágio está cada proposta aprovada no CNP. Para isso, basta acessar a página: www.cnp.org.br e clicar em acompanhamento de propostas.

“A maior participação dos nossos profissionais nas áreas abrangidas pelo sistema no desenvolvimento nacional propicia nossa maior integração com a sociedade e as entidades governamentais. Esse é o papel do nosso congresso”, frisou o coordenador nacional. Muzzolon explicou ainda como deveriam ser apresentadas as propostas dentro dos três eixos temáticos: inovação tecnológica, infraestrutura e atuação profissional. Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. As propostas dos três eixos devem ser apresentadas dentro do tema central.

Entre as propostas apresentadas no encontro das entidades estava a sugestão de que todas as obras em desenvolvimento tenham seus Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e que esses devam ser assinados por um responsável técnico do Sistema, que tenham competência para a atividade e que sejam acompanhado até a plena pandemia execução. Também foi proposto que o Sistema Confea/Crea fiscalize os órgãos governamentais no que tange o exercício ilegal da profissão.

Depois das discussões, as propostas foram apresentadas e votadas pelos participantes. No encontro desta noite, foram eleitos três delegados: Rodolfo Alves de Souza Neto (AESMBS-PE), Douglas José Silva Farias (AGP-PE) e Cristiane Maria Gonçalves Crespo (AESPE). Eles defenderão as propostas no 11º CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.