Crea-PE

Profissionais de Paulista e região aprovaram nove propostas no encontro microrregional preparatório para o 11º CEP-PE

Evento aconteceu na última sexta-feira (22), no auditório da Uninassau (Campus Paulista), onde foram eleitos quatro delegados neste encontro

 

A quarta semana de encontros microrregionais preparatórios para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) encerrou na noite desta sexta-feira (22) em Paulista. O município recebeu profissionais das engenharias, agronomia e geociências que apresentaram propostas nos três eixos temáticos: inovação tecnológica, infraestrutura e valorização profissional.

O evento marca a oportunidade para os profissionais da região contribuírem com propostas em benefício da categoria e bem-estar da sociedade. O encontro aconteceu na Uninassau (Campus Paulista).

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, pelo coordenador dos cursos de Engenharias da Uninassau (Campus Paulista), Danilo Cavalcanti, pela inspetora coordenadora de Paulista, Juliana Angélica de Sá Novaes Pires, pelo coordenador do 11º CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior e pela diretora geral da Mútua-PE, Roberta Meneses.

No evento, também estiveram presentes o secretário de Obras de Paulista, George Washington, além do secretário de Obras de Igarassu, Matheus Gustavo Pereira da Silva Araújo. Ainda foi anotada a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente de Paulista, Wandelson Francisco dos Santos.

“O presente e o futuro exigem de qualquer um de nós um compromisso com a sociedade”, destacou Lucena na abertura do evento. Ele lembrou que em 2005 a administração municipal de Paulista firmou compromisso de respeito ao Salário Mínimo Profissional e essa discussão não pode se perder. “Antes de profissionais, somos cidadãos com capacidade de proporcionar o bem-estar da sociedade”, assegurou o presidente do Crea-PE.

Os profissionais presentes apresentaram propostas nos três eixos temáticos que norteiam o Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO). Na noite, os presentes apresentaram nove propostas nos três grupos, com as aprovação de todas as nove.

Nas propostas apresentadas, no eixo de valorização profissional foi proposto que o Sistema Confea/Crea exija a fiscalização nas ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) de cargo e função dos profissionais. Também foi defendida a isonomia salarial na esfera Estadual e Municipal.

Também foi defendida atualização/desenvolvimento de um plano de macrodrenagem e sua implementação. Isso porque, grande parte dos municípios sofre com alagamentos decorrentes de um sistema de macrodrenagem insuficiente/incompleto.

Ainda no evento foram escolhidos os delegados de Paulista: Fernando José Campos da Silva Barretto Filho, Osmundo Rodrigues Leite Neto, Emmanoelle Lira e Flaubert de Vasconcelos Cruz vão defender as propostas aprovadas neste encontro durante o 11º CEP-PE, que acontece dias 26 e 27 de agosto, no Recife.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.

Skip to content