Debate sobre transposição marca primeiro dia do Encontro de Salgueiro

Uma pauta extensa marcou o primeiro dia do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste que acontece de hoje (09) a sábado (11), em Salgueiro, no sertão de Pernambuco. A convite do grupo, dois palestrantes falaram sobre o Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional, a chamada Transposição do Rio São Francisco. O primeiro a fazer considerações técnicas sobre a obra que movimenta a economia e começa a mudar a paisagem de vários municípios do Estado de Pernambuco e de outros da Região Nordeste, foi o economista adjunto da diretoria de Engenharia e Construção da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Huseyin Miranda Sipahi. A segunda palestra, sobre o mesmo tema, foi do engenheiro ex-diretor do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), Cássio Borges.

As palestras suscitaram debate por meio do qual foi sugerida, pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, anfitrião do encontro, a criação de um grupo de trabalho, composto por representantes dos Creas do Nordeste que, ainda por sugestão do presidente pernambucano, deverá se reunir entre os meses de fevereiro e março, na cidade de Petrolina.

A idéia surge a partir de discussões que apontam como o maior gargalo o elevado custo de operação e de manutenção do empreendimento. A idéia do grupo é criar uma empresa de economia mista que será responsável por gerir o projeto hídrico.

Ainda na reunião iniciada na tarde desta quinta-feira e, só concluída às 21h, o presidente do Crea-PE empossou os inspetores da unidade do Conselho no município de Salgueiro. São eles: os engenheiros civis Hélder Cecílio dos Anjos da Cruz e Danúbio Wagner Silvestre Monteiro e, o engenheiro mecânico Ernando Alves de Carvalho Filho, inspetores Coordenador, Tesoureiro e Secretário, respectivamente. “Procurarei desempenhar a função que me está sendo confiada da melhor forma possível”, disse o inspetor Coordenador, Hélder Cecílio.

Os palestrantes convidados receberam das mãos dos presidentes do Crea-PE e do Crea-CE, Antônio Salvador da Rocha, certificados de participação em reconhecimento à contribuição que deram para o melhor entendimento das questões relativas às obras.

Amanhã (10), o grupo de presidentes se reúne, mais uma vez, a partir das 8h30.

Dilma Moura de Salgueiro/PE

ASC do Crea-PE