Crea-PE

Encontro de Geólogos de Pernambuco aponta a contribuição e integração da Geologia com a sociedade

Evento em homenagem ao Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio, reuniu profissionais e estudantes em torno de temas de interesse da atividade. Encontro promovido pela AGP com patrocínio do Crea-PE teve início nesta quinta-feira (1º) e será encerrado no sábado (3) com visita técnica à Zona Norte do Recife 

A Geologia está a serviço da sociedade e presente no dia a dia das pessoas. Esse foi o recado dado pela mesa de abertura do Encontro de Geólogo de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (1º), no auditório da Uninassau. O evento promovido pela Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP), com patrocínio do Crea-PE, reúne estudantes e profissionais da área até sábado (3), e homenageia o Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio.

Lilia Albuquerque, presidente da AGP, ressaltou que a entidade busca dar mais visibilidade à profissão, que presta serviços importantes para a sociedade. Ela destaca que o evento é uma oportunidade de discussão de assuntos que têm impacto junto à sociedade, a exemplo dos riscos hidrogeológicos.

Para o superintendente Técnico e de Gestão do Crea-PE, Nielsen Christianni, que representou o presidente do Conselho, Adriano Lucena, as duas entidades convergem no sentido de servir à sociedade. “Os temas que a AGP debate são as mesmas preocupações do Crea-PE”, ressaltou.

Nielsen Christianni destacou alguns debates importantes, a exemplo de unidades ambientais, áreas de risco e mudança climática. O superintendente ressaltou ainda a necessidade de dar mais visibilidade à geodiversidade de Pernambuco, com o apoio do Crea-PE.

Os integrantes da mesa também abordaram temas como políticas públicas de habitação e de gerenciamento de áreas de risco, gestão participativa dos problemas ligados à Geologia, e amplitude e articulação da atividade junto à sociedade.

A mesa de abertura foi composta ainda pelo secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa, Caiubi Kulen (Febrageo), Suzana Montenegro (Apac), João Diniz (SGB), Rildo Duarte (Uninassau) e Roberta Meneses (Mútua).

Após a abertura, a programação seguiu com palestras sobre “Geodiversidade e políticas públicas”, “Projetos de geodiversidade em Pernambuco” e “Gestão de águas subterrâneas”. O encontro vai abordar ainda, nesta quinta e sexta-feira (2), temas como mapeamento e gestão de riscos geológicos e potencial prospectivo de metais, entre outros.

O segundo dia do encontro acontece no Auditório Mauro Mota da Academia Pernambucana de Letras. A programação será encerrada no sábado com uma visita técnica à Zona Norte do Recife, para avaliação da situação dos morros da região e suas patologias.

Pular para o conteúdo